Instruções aos autores

Qualquer artigo abrangendo o conteúdo acima delineado nas Seções será considerado para publicação desde que não tenha sido publicado ou aceito para publicação em outra revista.

Algumas diretrizes gerais devem ser seguidas: o conteúdo deve ser de interesse de professores do ensino fundamental e ensino médio; linguagem clara, concisa e acessível ao público-alvo, de preferência artigo curto e atraente; incentivo ao uso de ilustrações;

O artigo será revisado por árbitro ou membros do Conselho Editorial.

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Os trabalhos da seção História da Física e Ensino devem apresentar discussões que auxiliem o professor a introduzir abordagens históricas em seus contextos de ensino, seja por meio da análise de um episódio, evento ou personagem específico, seja por exemplos de propostas para a sala de aula, já aplicadas ou não. Para tanto, os autores devem evitar jargões e termos muito técnicos ou específicos da historiografia moderna da ciência. Textos considerados pelos editores muito acadêmicos ou com linguagem muito sofisticada e complexa não serão aceitos. Privilegie temas de interesse geral, que chamem a atenção do leitor. De preferência, os textos devem conter ilustrações que representem o assunto abordado, certificando-se de que elas estão em domínio público ou obtendo a devida autorização para utilizá-las. Em relação às referências bibliográficas, priorize aquelas disponíveis em língua portuguesa e facilmente acessíveis – artigos em periódicos nacionais e livros ainda editados –, mantendo o padrão de qualidade esperado dessas publicações. Evite, assim, citar referências de autoria duvidosa ou muito superficiais. No caso de descrição de propostas para a sala de aula, certifique-se de que foram disponibilizadas informações suficientes para que os professores/leitores possam ministrá-las em seus próprios contextos de ensino. Se já foram aplicadas, inclua considerações sobre os resultados, a fim de guiar futuras aplicações.