Diariamente recebemos diversas notícias que se utilizam indevidamente de termos da física para divulgar conteúdos duvidosos. A Sociedade Brasileira de Física, seguindo uma tendência mundial de criação de agências de verificação de notícias, criou a VeriFísica. 
 
A VeriFísica é uma comissão de checagem de notícias envolvendo a física e aparece no momento em que o mundo presencia a proliferação de diversas pseudociências e torna-se palco para pessoas que negam a ciência.
 
Convidamos os cidadãos para submeterem as notícias a serem checadas utilizando o formulário que está no menu ao lado. A ideia é que a VeriFísica funcione apenas por demanda dos usuários. 
 
Disponibilizaremos a nossa análise através de um texto com referências escrito por algum especialista indicado pela SBF. No final da avaliação emitiremos um "veredito" baseado nos seguintes critérios:  "verdadeiro" (a informação está correta), "incompleto" (a informação está incompleta e pode induzir o leitor ao erro), "especulativo" (o texto é um exercício de futurologia e ainda é cedo para dizer se é certo ou errado) e "Falso".
 
Daremos preferência por tópicos que envolvam um "debunking" de assuntos relacionados à física. Para a escolha dos temas também levaremos em conta a repercussão da notícia na imprensa.