Videos das Plenárias disponíveis no YouTube, clique aqui.
 
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
 
 
Patrocínio

Ouro

 Logo cincolab phywe laboratotiodefisica

 

Prata

versatusNOVO

 

Bronze   
 tektronix                     Agilent Logo Tag v RGB 

 

 FCA    FCA    IOP EOSBF2022 
avaco   FabNS color fundo branco opaco

Prezada(o)

E tudo começou em 1978, na cidade de Cambuquira (MG), onde ocorreu o primeiro Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, com perto de uma centena de pesquisadores...

Hoje o Encontro de Outono da Sociedade Brasileira de Física é o maior encontro de área da SBF, reunindo por uma semana uma comunidade ampla de pesquisadores. As áreas envolvidas (Matéria Condensada, Física Atômica e Molecular, Ótica e Fotônica, Física de Plasmas, Biofísica e Física Médica, Física Estatística, Física Computacional) cobrem uma grande diversidade de temas, mas que apresentam muitas linhas de trabalho em comum, que permitem a construção de um ambiente de discussão mais amplo. Este ambiente permite expor os pesquisadores às áreas correlatas, fomentando o surgimento de novas ideias e novas propostas de investigação.

O encontro tem circulado por diversas regiões do país, atingindo uma audiência de até 1.000 participantes em suas versões presenciais. Com a pandemia, realizamos as duas últimas edições em formato virtual, recebendo 1.330 participantes em 2021. Em sua 45a. edição, diante da perspectiva da volta da circulação com a melhoria dos indicadores sanitários, nossa intenção é trazer o evento para um local central, com acesso facilitado. Para isso, a edição de 2022 será realizada na cidade de São Paulo no Instituto de Física da USP (Rua do Matão, 1371, Cidade Universitaria), aproveitando a estrutura aeroportuária privilegiada, a concentração de pesquisadores no estado e na região, a estrutura hoteleira e o espaço para congressos. O objetivo é reagrupar os pesquisadores após os dois anos de hiato, em um instante crítico para a retomada das atividades presenciais dentro de um novo cenário de desafios nacionais e globais. Esperamos realizar a conferência em formato misto, combinando os aspectos positivos dos congressos on-line com as possibilidades de discussões únicas que uma congregação de uma semana permite aos pesquisadores.