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Submissão de Trabalhos

Os trabalhos a serem submetidos devem estar relacionados a uma das linhas temáticas. O(s) autor(es) deverão indicar a forma de apresentação (pôster, comunicação oral ou sessão coordenada) em função das características do trabalho e do tipo de interação desejada com os participantes. 
As sessões de comunicação coordenada são propostas e organizadas pelos expositores, em torno de uma temática, contendo três pesquisas diferentes. Os textos elaborados pelos autores deverão ser resultados de pesquisas concluídas ou que apresentem análises preliminares consistentes. Os proponentes apresentarão propostas completas, uma vez que a Comissão Organizadora não irá estruturar sessões coordenadas a partir de propostas individuais. No caso de trabalhos inscritos para serem apresentados na forma de sessão coordenada, cada pesquisador deverá inscrever seu trabalho individualmente, mas deverá indicar o nome da sessão coordenada a qual se destina em espaço próprio no momento da submissão. Após a  avaliação e aprovação dos três trabalhos encaminhados, a comissão organizadora entrará em contato com os proponentes para que seja indicado um coordenador e encaminhado um resumo da sessão.
Cada pesquisador poderá apresentar no máximo 2 (dois) trabalhos como autor principal; entretanto, não serão limitadas as apresentações como co-autor. Todos os trabalhos aceitos e apresentados no evento serão publicados na íntegra nas Atas do XII EPEF.


Formatos:
Independente da forma de apresentação, todos os trabalhos deverão respeitar os seguintes formatos:
Resumo
O resumo deve conter no mínimo 250 e no máximo 300 palavras.

Trabalho completo
Texto completo em WORD
, contendo entre 9 e 12 páginas (incluindo figuras, gráficos, tabelas e referências), formatado de acordo com o modelo a seguir:
VERSÃO ATUALIZADA EM 03-04-2008 - Modelo de trabalho completo.doc

Apresentação:
Pôster: Os pôsteres deverão ter o tamanho máximo de 0,90 m de largura por 1,20 m de altura.

Comunicação Oral: O tempo de cada comunicação oral será de 30 minutos, sendo 20 para a apresentação e 10 para o debate. Serão disponibilizados computadores, projetores multimídia e retro-projetores em cada sala.

Sessão Coordenada: No caso de apresentação em sessão coordenada o tempo de cada comunicação será de 30 minutos, sendo 20 para a apresentação e 10 para o debate de cada trabalho. Ao final das apresentações haverá um tempo de 30 minutos para a discussão da temática geral abordada. A articulação e a coordenação  da sessão coordenada será da responsabilidade de um dos expositores e organizada por profissionais de diferentes instituições ou não, sendo que os três deverão estar inscritos no evento

Critérios para seleção dos trabalhos:
Os trabalhos submetidos ao XII EPEF serão analisados às cegas por dois pareceristas doutores, com reconhecimento da comunidade, sendo estabelecidos os seguintes critérios de avaliação:
- A temática ou a questão abordada deve estar claramente relacionada com a pesquisa em Ensino de Física ou, numa perspectiva mais ampla, com a educação em ciências, com temas problematizadores que se mostrem relevantes para o campo de investigação.
- Os trabalhos de pesquisa devem apresentar resultados ou contribuições inéditos para a área.
- Os trabalhos devem estar estruturados de forma que se possa perceber, claramente, a área de interesse, os objetivos do trabalho e sua relevância para a área.
- O trabalho deve dialogar com a literatura recente sobre o tema, apresentando uma articulação clara entre os resultados obtidos, a base teórica adotada e o encaminhamento metodológico usado.
- No caso de trabalhos inscritos para compor uma sessão coordenada, após avaliação individual dos trabalhos, será analisada a proposta de sessão coordenada a partir do resumo encaminhado pelo coordenador-propositor.

Formulário para submissão de resumos  e trabalhos completos on-line