About the Journal

Foco e Escopo

A revista A Física na Escola é uma publicação oficial da Sociedade Brasileira de Física e tem como objetivo a publicação de textos e artigos que tratam da Física e do seu ensino na educação básica, com ênfase nas atividades de sala de aula, promovendo um diálogo constante com todos aqueles que se interessam em contribuir para a melhoria do ensino de física na escola básica.

A revista publica textos inéditos, em regime de fluxo contínuo, abrangendo conteúdos das seguintes seções:

Desafios
Proposição de questões e problemas desafiadores de Física, com solução discutida em detalhes. As discussões sobre esses problemas devem dar subsídios aos professores para que possam refletir a temática com seus alunos.

Faça Você Mesmo
Proposição de atividades experimentais e demonstrações de Física que possam ser realizadas sem dificuldades e riscos por estudantes e professores do Ensino Fundamental e Médio.

Relatos de Sala de Aula
Divulgação de atividades de Física em sala de aula; necessário relatar as atividades efetivamente realizadas.

História da Física e Ensino
Textos que explorem o desenvolvimento de teorias, modelos e/ou experimentos. Assim como, a formação de grupos colaborativos, períodos históricos e questões sócio científicas, que possam ilustrar o desenvolvimento da Física; propostas para inserção de conteúdos históricos da Física em sala de aula.

Novas Tecnologias no Ensino de Física
Apresentação de tecnologias da informação e comunicação (TIC) através de objetos educacionais digitais tais como softwares, vídeos e ambientes de aprendizagem que possibilitem ao professor o uso dessas tecnologias na escola.

Atualidades na Física
Divulgação de avanços e atualidades no campo da Física, tais como Prêmio Nobel, trabalhos relevantes de físicos brasileiros etc.

Física, Tecnologia e Sociedade
Discussão sobre a interface Física, Tecnologia e Sociedade, ressaltando as imbricações dessa ciência com questões tecnológicas, sociais, econômicas, culturais, ambientais etc. Cabe aqui reflexões acerca da busca por uma formação escolar mais crítica e voltada à cidadania.

Resenhas
Publicação de comentários e informações sobre livros didáticos e paradidáticos, livros sobre Ensino de Física etc.

Declaração de Direito Autoral

Ao submeter um texto à revista A Física na Escola e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Política de Ética e Integridade na Pesquisa

A revista A Física na Escola adota os princípios e as diretrizes do CNPq e COPE sobre a integridade e as condutas éticas que envolvem as publicações no Brasil e em outras nações. Os textos, ao serem encaminhados para a submissão, devem estar de acordo com as orientações descritas nesses órgãos. Detalhamentos disponíveis em:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Committee on Publication Ethics - COPE