Submissão de Trabalho

Os trabalhos a serem submetidos devem estar relacionados a uma das linhas de pesquisa e deverão levar em conta a temática do XV EPEF, a saber, "Diálogo entre as Perspectivas na Pesquisa em Ensino de Física".

Na etapa de submissão deverá ser indicada pelo (s) autor (es) a forma de apresentação (pôster ou comunicação oral) em função das características do trabalho e do tipo de interação desejada com os participantes.

Cada pesquisador poderá apresentar no máximo 2 (dois) trabalhos como autor principal; entretanto, não serão limitadas as apresentações como co-autor. Todos os trabalhos aceitos e apresentados no evento serão publicados na íntegra nas Atas do XV EPEF.


Formatos:


Independente da forma de apresentação, todos os trabalhos deverão respeitar os seguintes formatos:


Resumo:O resumo deve conter no mínimo 150 e no máximo 300 palavras. Trabalho completo em WORD, contendo entre 6 e 8 páginas (incluindo figuras, gráficos, tabelas e referências), formatado de acordo com o modelo a seguir:

 

VERSÃO ATUALIZADA EM (18/12/2013)
Modelo do TRABALHO_COMPLETO_EPEF2014.doc

Apresentação:

Pôster: Os pôsters deverão ter as seguintes dimensões: 0,90 m de largura por 1,20 m de altura.

Comunicação Oral: Cada comunicação oral terá a duração de 20 minutos, sendo 15 minutos para a apresentação e 5 minutos para o debate. Serão disponibilizados computadores e projetores multimídia nas salas.


Sessões Coordenadas: Envolverá (03) três trabalhos articulados em torno de um mesmo tema, o qual deverá estar vinculado à temática do evento. A submissão deverá conter (01) um resumo de uma lauda apresentando a sessão (MODELO_APRESENTACAO_SESSAOCOORDENADA_EPEF2014.doc) e os (03) trabalhos, estes formatados de acordo com as normas (ver Modelo do Trabalho_Completo_EPEF_2014.doc). O resumo e os trabalhos deverão ser enviados pelo pesquisador coordenador* somente para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até a data limite de submissão de trabalhos.

A realização da Sessão Coordenada no evento está condicionada a aprovação de todos os trabalhos avaliados por dois (ou três, se assim for necessário) árbitros. Os trabalhos submetidos na Sessão Coordenada serão avaliados e aprovados em bloco. Ou seja, os (03) três trabalhos deverão aprovados para que a Sessão ocorra. Aprovados todos os trabalhos, a Sessão Coordenada desenvolverá suas atividades num tempo máximo de 1h 30 min sob a coordenação de um dos autores dos trabalhos.

*O pesquisador coordenador e os demais pesquisadores envolvidos na sessão deverão fazer suas inscrições normalmente respeitando as datas estabelecidas, mesmo que não submetam outros trabalhos à avaliação.


Critérios para seleção dos trabalhos:


Os trabalhos submetidos ao XV EPEF serão analisados às cegas por dois pareceristas doutores, com reconhecimento da comunidade, sendo estabelecidos os seguintes critérios de avaliação:


A temática ou a questão abordada nos trabalhos deve estar claramente relacionada com a pesquisa em Ensino de Física ou, numa perspectiva mais ampla, com a educação em ciências, e concatenar com o tema central do XV EPEF, a saber, "Diálogo entre as Perspectivas na Pesquisa em Ensino de Física".


Os trabalhos, fazendo bom uso das normas da língua portuguesa e inglesa, devem ainda apresentar contribuições ou resultados inéditos para a área e estar estruturados e formatados de maneira que se possa perceber, claramente, a área de interesse, os objetivos do trabalho e sua relevância para a área.E, ainda dialogar com a literatura recente sobre o tema, apresentando uma articulação clara entre os resultados obtidos, a base teórica adotada e o encaminhamento metodológico usado.


Para maior clareza quanto ao processo de arbitragem, a seguir são indicados os itens analisados nos trabalhos, aos quais são atribuídos notas que variam de 1 (insatisfatório) a 4 (satisfatório).


1 Descrição dos materiais e métodos para o desenvolvimento do trabalho


2 Apresentação de resultados e articulação de considerações/conclusões


3 Adequação das referências


4 Adequação do título


5 Relevância e contribuições para o Ensino de Física


6 Uso da língua portuguesa


7 Adequação do trabalho aos objetivos do EPEF


8 Objetividade e clareza do resumo


9 Introdução e justificativa do trabalho desenvolvido


10 Clareza dos objetivos do trabalho desenvolvido

 

Formulário de submissão online (até  13/04)

Apoio:

cnpq capes fapesp  FAPERJ  logo FAPEMIG

Empresa Patrocinadora

thor