XVIII EVJAS-FNE


LACUFF

A Escola de verão experimental de Física Nuclear é um evento financiado pela SBF (Sociedade Brasileira de Física) que ocorre a  cada dois anos (anos pares) desde 1986, e tem como objetivo propiciar a alunos de pós-graduação um contato com os aspectos mais excitantes da Física Nuclear experimental que envolvem desde o planejamento de uma experiência até a sua execução. Até o presente, praticamente todas as Escolas desta série foram realizadas em São Paulo, onde se encontram quase todas as facilidades experimentais de Física Nuclear no Brasil. No entanto, desde 2012 o Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense, situado em Niterói, dispõe de excelentes e modernos laboratórios, que fizeram com que a UFF fosse escolhida, por quase unanimidade, para sediar a próxima Escola desta série. 

Atualmente a UFF dispõe de um moderno sistema de análises de amostras de radiocarbono, baseado na técnica de 14C-AMS (Espectrometria de Massa com Aceleradores). O acelerador em uso permite a análise de 100 amostras semanais de radiocarbono. No entanto, as amostras a serem analisadas devem ter a forma de grafite, e para tal é necessária uma complexa parte de preparação destas amostras, também feita na UFF. Nosso sistema acelerador possui uma tensão de terminal relativamente pequena (250 kV) e não possui o segundo estágio de aceleração de aceleradores tipo tandem, desnecessário para uso de 14C. É um dos aceleradores mais modernos disponíveis até o momento, onde as moléculas de isóbaros, contaminantes de massa 14 são quebradas no stripper e o feixe positivo selecionado no ímã de alta energia é conduzido ao detector. O IF-UFF possui o único laboratório auto-suficiente para investigações com o método de 14C-AMS na América Latina, e que viabiliza diversos projetos de pesquisa multidisciplinares, envolvendo vários grupos de pesquisa de instituições da UFF, do Brasil e estrangeiras. Outro importante laboratório que o IF-UFF possui, e que será amplamente utilizado na presente Escola é o LARA (Laboratório de Radioecologia), que realiza projetos ambientais a partir de análise radiométrica de amostras naturais. Neste laboratório são utilizados detectores de radiação gama.

Nessa escola daremos enfoque a algumas das inúmeras aplicações da Física Nuclear que podem ser abordadas pelas técnicas que serão empregadas. As áreas de pesquisa abrangidas por tais estudos englobam mudanças climáticas globais, geologia e biologia marinha, arqueologia etc. Nesta Escola serão abordados especificamente temas como a coleta e a preparação das amostras, instrumentação para medição, análise e interpretação dos dados obtidos.

 

 

Apoio:

 

cnpq capes  FAPERJ  Logo uff Logo LARA  Logo if