Multiplicadores Gasosos de Elétrons, seus fundamentos e aplicações


25 de julho a 05 de agosto de 2022 - IFUSP

Nesta edição, pretende-se oferecer aos estudantes um contato com as mais novas tecnologias de detectores de radiação por meio de ionizações gasosas. Essas tecnologias estão presentes nos mais importantes experimentos de física nuclear de altas energias, constituindo, por exemplo, uma das principais atualizações do experimento ALICE, do CERN, para os próximos períodos de aquisição de dados em modo de alta luminosidade. A utilização desse tipo de detectores de radiação, também é amplamente utilizado em experimentos como alvos ativos, e estão presentes também nos mais modernos experimentos de física nuclear de baixas energias sendo realizados nos grandes laboratórios como GANIL (França), NSCL-MSU (USA) e RIKEN (Japão), associados à utilização de feixes radioativos.

As novas tecnologias de detectores de radiação por meio de ionizações gasosas são baseadas em materiais micro estruturados, construídos com as técnicas de fabricação herdadas dos processos de microeletrônica. Comparada com as tecnologias antecessoras, a nova tem maior estabilidade, maior resistência à radiação, além de performance melhorada. Com este curso, os alunos terão contato com os conceitos físicos da detecção, com aspectos práticos de construção e implementação, com ferramentas computacionais para projeto e otimização, métodos de caracterizações, diversas aplicações em ciência e tecnologia, bem como palestras de cientistas de renome na área. Muitas das habilidades exercitadas neste curso serão prontamente transferíveis à outras áreas da física nuclear experimental, como o trabalho com aquisição e processamento dos dados, otimização de sinais em detectores e simulações computacionais.

Ao longo do evento, e durante os intervalos das aulas, será apresentada uma sessão de painéis que ficará continuamente aberta, em que os participantes divulgarão suas atividades de pesquisa. A sessão será aberta aos integrantes do departamento de física nuclear do IFUSP, sendo portanto uma ótima oportunidade para os estudantes discutirem seus trabalhos com os pesquisadores do departamento. A intenção é estimular a troca de informações e ideias e promover colaborações.

Assim como nas edições anteriores, o público-alvo da Escola são estudantes de pós-graduação em física, tanto do estado de São Paulo, quanto de outros estados brasileiros, além de estudantes estrangeiros. Candidatos podem solicitar suporte financeiro para custeio de viagem e hospedagem. Alunos de iniciação científica também serão estimulados a participar, principalmente aqueles no final da graduação de forma a promover o engajamento na área de física nuclear experimental.

O curso foi planejado com um forte viés de internacionalização, aos moldes das pesquisas de grandes colaborações em altas energias. A participação de palestrantes e alunos estrangeiros concederá à Escola o caráter de internacionalização necessário a qualquer pesquisa de alto nível.