Sobre a logo da XXVI OIbF

      A logo é uma homenagem do Comitê Internacional da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e do Comitê Organizador da XXVI OIbF ao professor Prof. José Joaquín Lunazzi e foi criado por Ricardo Andreas Sauerwein.

     Todos os que conviveram com o Prof. Lunazzi tanto na Olimpíada Brasileira de Física (OBF) quanto na Olimpíada Ibero-Americana de Física (OIbF) tiveram o privilégio de conhecer algumas de suas várias facetas, sempre vividas com muito entusiasmo.

 O trabalho do prof. Lunazzi "Olmec mirrors: an example of archaeological American mirrors" (https://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/prof_lunazzi/Olmecas/Olmecas_ICO.pdf) reúne três áreas de atuação do Prof. Lunazzi: a física/ótica, a divulgação da ciência e cultura ibero-americana. Em seu trabalho, o prof. Lunazzi, além de descrever os espelhos olmecas e fotografar as imagens que podem ser obtidas, também especula sobre os seus possíveis usos. Por esta razão, foi decidido que a logo seria criada usando o fenômeno da reflexão para produzir uma imagem que, de alguma forma, pudesse gerar um momento de introspecção.

     Na logo da XXVI OIbF, o fenômeno da reflexão representa a física e um mapa dos países ibero-americanos (na projeção usual de Mercator) representa a comunidade ibero-americana.

      A logo foi obtida imaginando um semi espelho plano posicionado perpendicularmente ao mapa. Em verde, está o contorno do objeto, os países ibero-americanos e, em amarelo, a sua imagem refletida. O posicionamento do semi espelho, sobre uma linha cruzando o atlântico na direção noroeste-sudeste, é tal que, aparentemente, a imagem da península ibérica toca o objeto américa, ou equivalentemente, a imagem da américa toca o objeto península ibérica.

       As cores da logo, verde, amarelo, azul e branco são as cores da bandeira do Brasil, o país sede da XXVI OIbF.

 

 Apoio:

 
   
 

 

 

 

Secretaria Geral:

   Realização:

 

XXVI Olimpiada Iberoamericana de Física

Caixa Postal 7545
Osasco - SP - Brasil
CEP 06298-970

obfisica@sbfisica.org.br
Tel: 55-11-3034.0429


   http://www.sbfisica.org.br/