A prática de aterramento corporal é fisicamente coerente ?
- Acessos: 12691
Conteúdo a ser checado:
https://www.earthing.com/pages/what-is-earthing
https://earthinginstitute.net/what-is-earthing/
Os links anteriores tratam de uma prática de medicina alternativa chamada de aterramento corporal (ou “grounding”, ou “earthing”, em inglês), cuja proposta é simples: recomenda-se que as pessoas permaneçam em contato corporal direto com o solo – com os pés descalços, por exemplo – por alguns minutos ao dia. Dessa forma, alegam que os praticantes receberão um fluxo constante de elétrons a partir do solo, que será suficiente para melhorar uma diversidade grande de condições médicas: ansiedade, insônia, dores crônicas, estresse, envelhecimento e assim por diante.
Para verificarmos se isso faz algum sentido, do ponto de vista da Física, passaremos a analisar o trecho a seguir. Ele foi elaborado por meio de tradução livre, unindo as ideias principais sobre a técnica, obtidas nas páginas indicadas anteriormente.
Teria a matéria escura contribuído para a extinção dos dinossauros?
- Acessos: 1820
Este texto trata sobre um artigo publicado na Folha de São Paulo no dia 2 de abril de 2022 com o título “Física Lisa Randall diz que matéria escura matou dinossauros”. Tal afirmação causou algum interesse e dúvidas que queremos abordar aqui.
O primeiro passo que deve ser tomado para verificar a qualidade de um artigo é buscar informações sobre quem o escreveu. Salvador Nogueira, autor do artigo, é um experiente e conceituado jornalista científico. Lisa Randall é professora de Física da Universidade de Harvard, uma das mais prestigiosas do mundo. Seus trabalhos em Física de Partículas têm grande influência na comunidade internacional.
O segundo passo é buscar informações sobre a pesquisa que está sendo descrita. Livros podem ser publicados por qualquer pessoa e em geral não passam por um crivo científico. É necessário verificar se a pesquisa mencionada foi publicada em uma revista internacional passando pelo julgamento de cientistas da área. O artigo está baseado em um livro da autora, escrito em 2015 e recém lançado no Brasil com o título: “O universo invisível: Matéria escura, dinossauros e a surpreendente conectividade do mundo”. Como ressalva, mencionamos que um dos autores do presente texto foi o revisor técnico da tradução do livro. Vamos agora apresentar os trabalhos científicos que são a base do livro.
Página 1 de 3