O WORKSHOP DE FÍSICAS E FÍSICOS NEGROS BRASIL - EUA será o primeiro encontro acadêmico de físicos e físicas negros do Brasil e dos Estados Unidos. O objetivo da conferência é fornecer oportunidades de mentoria, aumentar o acesso dos participantes aos recrutadores, oferecer oportunidades de contato social e informar a comunidade física mais ampla sobre as melhores práticas que serão coletadas durante e após o encontro. A conferência permite que os(as) alunos(as) tenham interações próximas com físicos(as) profissionais e ganhem exposição a pesquisadores(as) e apresentações científicas de alta qualidade. Além de ser o encontro que promove a persistência de alunos(as) de Física sub-representados(as) na academia, a conferência hospedará palestras de pesquisa de alto nível, oferecerá oportunidades para interações entre pares e permitirá aos alunos e alunas a oportunidade de exposição à comunidade científica.

1º WORKSHOP DE FÍSICAS E FÍSICOS NEGROS BRASIL - EUA consistirá em três dias de sessões educacionais, exposições, oportunidades de redes sociais interativas, bem como feira de carreiras estudantis e sessões de pôsteres sobre questões de ponta relacionadas às tendências atuais em Física e ciência.
O evento tratará também de assuntos relacionados à promoção da justiça, da diversidade e da inclusão, bem como à garantia da equidade e dos direitos humanos, promoção de políticas de diversidade e inclusão, seguindo uma filosofia de equidade de criação de oportunidades e tratamento para todas as pessoas independente de raça (cor), gênero e religião, propiciando uma atmosfera que incentive a livre expressão e o intercâmbio de ideias científicas e educacionais. Serão discutidas as estruturas e os sistemas que geram e fortalecem desigualdades, propondo soluções para sua substituição por sistemas que promovam oportunidades para grupos diversos de pessoas. Diversidade inclui, entre outras características, herança étnica, raça, cor da pele, classe, origem geográfica, nacionalidade, idioma, cultura, campo de estudo/trabalho/pesquisa, sexo, identidade e expressão de gênero, orientação sexual, religião, habilidades e deficiências físicas.