A seguir apresentam-se as orientações específicas de submissão:

  • Os trabalhos devem estar vinculados a uma das linhas de pesquisa.
  • Na etapa de submissão deve ser indicada a forma de apresentação (pôster ou comunicação oral) considerando as características do trabalho e o tipo de interação desejada com os participantes.

Formatos dos trabalhos

Independente da forma de apresentação, todos os trabalhos submetidos deverão conter entre 6 e 8 páginas (incluindo figuras, gráficos, tabelas e referências), seguindo o modelo apresentado a seguir:

O trabalho deve ser submetido em dois arquivos e em formato PDF com no máximo 2MB cada:

1. Trabalho completo, contendo autores e suas respectivas instituições (versão para publicação)

2. Trabalho sem autores e instituições (versão para avaliação às cegas por dois pareceristas doutores)

Formas de apresentação dos trabalhos

  • Pôster: devem ter as dimensões: 1x1 metro para colagem ou 1 metro de largura x 1,20 metros de altura para banner.
  • Comunicação Oral: devem ter duração de 20 minutos, sendo 15 minutos para a apresentação e 5 minutos para o debate. Serão disponibilizados computadores e projetores multimídia nas salas.

Critérios para seleção dos trabalhos

Os trabalhos submetidos serão analisados às cegas por dois pareceristas doutores, sendo estabelecidos os seguintes critérios de avaliação:

  • A temática ou a questão abordada nos trabalhos deve estar claramente relacionada à pesquisa em ensino de Física.
  • Os trabalhos devem apresentar contribuições ou resultados inéditos para a área e estar estruturados e formatados de maneira que se possa perceber, claramente, a área de interesse, os objetivos do trabalho e sua relevância para a área. E, ainda dialogar com a literatura recente sobre o tema, apresentando uma articulação clara entre os resultados obtidos, a base teórica adotada e o encaminhamento metodológico usado.
  • Cada pesquisador poderá apresentar no máximo 2 (dois) trabalhos como autor principal. Não serão limitadas as apresentações como co-autor.
  • Os trabalhos aceitos e apresentados no evento serão publicados na íntegra nas Atas do XVII EPEF.

LINHAS DE PESQUISA

As linhas de pesquisa do XVII EPEF são:

1 - Ensino, aprendizagem e avaliação em Física: pesquisa relacionada ao ensino e aprendizagem de conceitos da Física em diferentes níveis e modalidades ensino; ambientes de aprendizagem; experimentação e ensino por investigação; aprendizagem colaborativa; abordagens e práticas de avaliação; indicadores de desempenho no ensino de Física e avaliação; estudos comparativos (nacionais e internacionais) relacionados à educação em Ciências.

2 - Formação e prática profissional do professor de Física: pesquisa sobre a formação inicial e continuada de professores; análise de programas e políticas de formação docente; iniciação à docência; estágio supervisionado; avaliação de modelos e práticas docentes para os diferentes níveis e modalidades de ensino; desenvolvimento profissional.

3 - Filosofia, História e Sociologia da Ciência e o ensino de Física: pesquisa sobre o papel da História, Filosofia e Sociologia da Ciência no ensino e aprendizagem de conceitos de Física; epistemologia e ensino de Física; estudos historiográficos e ensino de Física; natureza da Ciência e o ensino e aprendizagem de Física; Sociologia do conhecimento científico no ensino de Física.

4 - Comunicação em práticas educativas formais, informais e não-formais e o ensino de Física: história, políticas e práticas de divulgação científica e suas relações com o ensino de Física; educação em museus e centros de ciências; feiras e exposições de Ciências; interface Ciência e arte no ensino e aprendizagem de conceitos de Física.

5 - Tecnologias da informação e comunicação e o ensino de Física: metodologias de pesquisa baseada em design; pesquisas voltadas ao planejamento, construção e avaliação de recursos e ambientes mediados por tecnologias (materiais multimídia e hipermídia, recursos audiovisuais, tecnologias digitais); ensino de Física à distância; tecnologia e o engajamento interativo no ensino de Física.

6 - Didática, Currículo e inovação educacional no ensino de Física: pesquisa em desenvolvimento e reformas curriculares; políticas de currículo; conhecimento escolar; história das disciplinas científicas; inovação educacional; análise de material didático de Física.

7 - Linguagem e Cognição no ensino de Física: abordagens e interações discursivas;  argumentação, leitura e escrita no ensino e aprendizagem dos conceitos de Física; letramento e alfabetização científica.

8 - Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente no ensino de Física: relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente; questões sociocientíficas e temas controversos.

9 - Políticas Públicas em Educação e o ensino de Física: história, análise e impactos de políticas públicas para o ensino de Física em diferentes níveis e modalidades de ensino; legislação educacional; financiamento de ações educacionais; fomento à pesquisa em educação científica e tecnológica e políticas de desenvolvimento social; políticas de formação de pesquisadores.

10 - Questões teórico-metodológicas e novas demandas na pesquisa em ensino de Física: considerações epistemológicas e ontológicas sobre a natureza da pesquisa em ensino de Física e seus referenciais teóricos; ensino de Física como campo científico; identificação de tendências e perspectivas teóricas e metodológicas na pesquisa na área.

11 - Equidade, inclusão, diversidade e estudos culturais e o ensino de Física: relações entre ensino de Física e temas como inclusão, gênero, relações étnico-raciais, religião e classe; educação do campo, indígena, quilombola e de outros grupos sociais específicos; políticas de ação afirmativa; direitos humanos.