Aprender circuitos elétricos com estações laboratoriais para desenvolver competências metacognitivas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59727/fne.v21i1.58

Keywords:

metacognição, estações laboratoriais, circuitos elétricos

Abstract

Décadas de investigação confirmam que somente uma pequena percentagem de alunos do Ensino Médio (e ensino superior) desenvolve uma compreensão profunda e significativa de circuitos elétricos. Aprender em equipe através do modelo das estações laboratoriais tem-se revelado promissor no contexto do ensino de física. Neste artigo, são apresentadas oito estações laboratoriais sobre circuitos DC, com a duração de 15 minutos cada, que podem ser utilizadas no ensino fundamental e/ou Ensino Médio. As estações foram construídas a partir de indicadores internacionais sobre o tema e foram concebidas para estimular o desenvolvimento de competências metacognitivas.

 

Author Biographies

Ana Rita Lopes Mota, Universidade do Porto

Doutora em Física pela Universidade do Porto, Portugal, com Estágio pós-doutoral na Universidade de Harvard, EUA.  Pesquisadora no Centro de Física UM/UP, Departamento de Física e Astronomia, Universidade do Porto, Portugal. Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

João Lopes dos Santos, Universidade do Porto

Professor de Física na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Doutorou-se em Física Teórica da Matéria Condensada no Imperial College e desenvolve o seu trabalho científico nesta área. Foi coordenador do Projecto Faraday de intervenção no ensino secundário, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian. Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Cleci T. Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (UFSC); Pós-doutorado na Universidad de Burgos - Espanha; Docente Permanenente do Programa de Pós-Graduação em Educação; Docente Permanenente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Universidade de Passo Fundo, Brasil; Bolsista produtividade CNPq.  

Published

2023-06-19

Issue

Section

Artigos