Uma proposta de atividade experimental para abordar aspectos quantitativos do arco-íris com estudantes do Ensino Medio

Authors

  • Camila Manni Dias do Amaral Universidade de Utah

DOI:

https://doi.org/10.59727/fne.v21i1.59

Keywords:

arco-iris, proposta didática, Ensino Médio

Abstract

Este artigo apresenta uma discussão sobre a formação dos arco-íris e uma proposta didática para simular a criação de um arco-íris monocromático, com sugestões para que essa proposta seja efetivamente utilizada em sala de aula e que possa abordar aspectos quantitativos relacionados ao fenômeno observado. Apesar deste artigo ser dirigido a professores de física, foi oferecida a opção de utilizar apenas as ferramentas matemáticas disponíveis a alunos do Ensino Médio, a fim de que seja possível utilizar o texto base como material a ser apresentado a eles. A proposta apresentada foi aplicada no contexto da pandemia de COVID-19, de modo on-line, com alunos de curso livre que estavam no 3° ano do Ensino Médio ou que já haviam completado essa etapa de formação. Além disso, são abordadas neste trabalho sugestões e considerações elaboradas a partir do resultado dessa aplicação.

Author Biography

Camila Manni Dias do Amaral, Universidade de Utah

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013) e em licenciatura em física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020).

Published

2023-06-19

Issue

Section

Artigos