Construção de um plano inclinado de baixo custo para o ensino de mecânica nas aulas de física

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59727/fne.v21i1.61

Palabras clave:

física, mecânica, plano inclinado

Resumen

Diante dos desafios que os docentes encontram no ambiente escolar para o desenvolvimento e o ensino e, consequentemente, na aprendizagem dos objetos de conhecimento de física, em especial os de mecânica, torna-se indispensável à necessidade de adotar novas metodologias e estratégias pedagógicas. Uma metodologia de ensino-aprendizagem que pode ser desenvolvida nas aulas de mecânica são as práticas experimentais, que podem ser executadas através de materiais experimentais pedagógicos. Para isso, este trabalho propõe auxiliar o professor na construção de um plano inclinado de baixo custo para ensinar os objetos de conhecimento sobre movimento retilíneo uniforme, movimento uniformemente variado e decomposição de forças de um corpo através de experimentações de cunho pedagógico que possam ser desenvolvidas em sala de aula.

Biografía del autor/a

Leonardo Ribeiro Goes Silva, Escola Municipal Benedita Braga Cobra - EMBBC

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS, Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS, Pós-graduado em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS e Pós-graduando em Educação e Tecnologias pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Publicado

2023-06-19

Número

Sección

Faça Você Mesmo