A seguir apresentam-se as orientações específicas de submissão:
● Os trabalhos devem estar vinculados a uma das linhas de pesquisa.
● Na etapa de submissão deve ser indicada a forma de apresentação (pôster ou comunicação oral) considerando as características do trabalho e o tipo de interação desejada com os participantes.

Formatos dos trabalhos
Independente da forma de apresentação, todos os trabalhos submetidos deverão conter entre 6 e 8 páginas (incluindo figuras, gráficos, tabelas e referências), seguindo o modelo apresentado a seguir:

TRABALHO_COMPLETO_XVIIIEPEF

O trabalho deve ser submetido em dois arquivos e em formato PDF com no máximo 2MB cada:
1. Trabalho completo, contendo autores e suas respectivas instituições (versão para publicação)
2. Trabalho sem autores e instituições (versão para avaliação às cegas por dois pareceristas doutores)

Critérios para seleção dos trabalhos
Os trabalhos submetidos serão analisados às cegas por dois pareceristas doutores, sendo estabelecidos os seguintes critérios de avaliação:
● A temática ou a questão abordada nos trabalhos deve estar claramente relacionada à pesquisa em ensino de Física.
● Os trabalhos devem apresentar contribuições ou resultados inéditos para a área e estar estruturados e formatados de maneira que se possa perceber, claramente, a área de interesse, os objetivos do trabalho e sua relevância para a área. E, ainda dialogar com a literatura recente sobre o tema, apresentando uma articulação clara entre os resultados obtidos, a base teórica adotada e o encaminhamento metodológico usado.
● Cada pesquisador poderá apresentar no máximo 2 (dois) trabalhos como autor principal. Não serão limitadas as apresentações como co-autor.
● Os trabalhos aceitos e apresentados no evento serão publicados na íntegra nas Atas do XVII EPEF.

Linhas temáticas

1 - Ensino, aprendizagem e avaliação em Física: pesquisa relacionada ao ensino e aprendizagem de conceitos da Física em diferentes níveis e modalidades ensino; ambientes de aprendizagem; metodologias ativas de aprendizagem; experimentação e ensino por investigação; aprendizagem colaborativa; abordagens e práticas de avaliação; indicadores de desempenho no ensino de Física e avaliação; estudos comparativos (nacionais e internacionais) relacionados à educação em Ciências.

2 - Formação e prática profissional do professor de Física: pesquisa sobre a formação inicial e continuada de professores; análise de programas e políticas de formação docente; iniciação à docência; estágio supervisionado; avaliação de modelos e práticas docentes para os diferentes níveis e modalidades de ensino; desenvolvimento profissional.

3 - Filosofia, História e Sociologia da Ciência e o ensino de Física: pesquisa sobre o papel da História, Filosofia e Sociologia da Ciência no ensino e aprendizagem de conceitos de Física; epistemologia e ensino de Física; estudos historiográficos e ensino de Física; natureza da Ciência e o ensino e aprendizagem de Física; Sociologia do conhecimento científico no ensino de Física.

4 - Comunicação em práticas educativas formais, informais e não formais e o ensino de Física: História, políticas e práticas de divulgação e comunicação em Ciências e suas relações com o ensino de Física; educação em museus e centros de ciências; feiras/mostras, concursos e exposições de Ciências; mídias e redes sociais; interface Ciência e arte no ensino e aprendizagem de conceitos de Física.

5 - Tecnologias da informação e comunicação e o ensino de Física: Metodologias de pesquisa baseada em design; pesquisas voltadas ao planejamento, construção e avaliação de recursos e ambientes mediados por tecnologias (materiais multimídia e hipermídia, recursos audiovisuais, recursos educacionais digitais (RED)); comunidades virtuais de prática e o ensino de física; ensino de física semipresencial ou a distância; integração das tecnologias no ensino de física; tecnologias e o engajamento interativo no ensino de Física; jogos digitais, gamificação e o ensino de física; tecnologia Assistiva e o ensino de física.

6 - Didática, Currículo e inovação educacional no ensino de Física: pesquisa em desenvolvimento e reformas curriculares; políticas de currículo; conhecimento escolar; história das disciplinas científicas; inovação educacional; análise de material didático de Física; novas temáticas no Ensino de Física.

7 - Linguagem e Cognição no ensino de Física: interações discursivas; diálogo e argumentação no ensino e aprendizagem dos conceitos de Física; multimodalidade no letramento e alfabetização científica.

8 - Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente no ensino de Física: relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente; questões sociocientíficas e temas controversos.

9 - Políticas Públicas em Educação e o ensino de Física: história, análise e impactos de políticas públicas para o ensino de Física em diferentes níveis e modalidades de ensino escolar; legislação educacional e seus impactos para o ensino de física na educação básica e para os cursos de licenciatura; financiamento de ações educacionais; fomento à pesquisa em educação científica e tecnológica e políticas de desenvolvimento social; políticas de formação de pesquisadores; a pós-graduação e seus impactos na formação de professores.

10 - Questões teórico-metodológicas e novas demandas na pesquisa em ensino de Física: considerações epistemológicas e ontológicas sobre a natureza da pesquisa em ensino de Física e seus referenciais teóricos; ensino de Física como campo científico; identificação de tendências e perspectivas teóricas e metodológicas na pesquisa na área.

11 - Equidade, inclusão, diversidade e estudos culturais e o ensino de Física: relações entre ensino de Física e temas como inclusão, gênero, relações étnico-raciais, religião e classe; educação do campo, indígena, quilombola e de outros grupos sociais específicos; políticas de ação afirmativa; direitos humanos.

Formulário de Submissão