XX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física

 

 

A Comissão Organizadora do XX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) espera encontrar todos bem e com saúde.

 

Após duas edições em formato remoto, temos o prazer de comunicar que o próximo EPEF será presencial e ocorrerá na cidade de Recife, PE, entre os dias 19 e 23 de agosto de 2024.

 

O evento terá como temática: “Nas veredas da pesquisa, com quem nos comunicamos e para onde queremos ir?”. Nossa inquietação com o tema é refletir sobre as trajetórias da e na pesquisa em Ensino de Física, seus impactos e futuro, defendendo uma comunicação no sentido freireano, visto que “a educação é comunicação, é diálogo, na medida que não é transferência de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significação dos significados”¹.

 

Há quase quarenta anos, desde sua criação, em 1986, o EPEF tem se constituído em um espaço privilegiado para o diálogo entre pesquisadores(as) de diferentes regiões do Brasil, promovendo reflexões e ações de cunho político, científico e educacional. Chegando na vigésima edição, o EPEF pretende ser um momento de ricas e intensas discussões em que possamos avaliar de que modo nossos estudos estão se comunicando com diferentes professores e pesquisadores e como têm impactado a própria área de pesquisa, mas também, e sobretudo, a realidade das aulas de Física no Brasil.

 

A partir da temática, o XX EPEF contará com diferentes espaços para que possamos dialogar, discutir e debater entre nós, seja nos encontros da comunidade, na escola de formação, nas sessões de pôsteres e de comunicações orais, nas mesas redondas, nas palestras, no lançamento de livros, e, especialmente, nos corredores e “cafezinhos”.

 

¹ FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 11º ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2001.

 

Cordialmente,

 

Comissão Organizadora do XX EPEF

André Ary Leonel (UFSC) - Coordenador Geral

Alexandre Campos (UFCG)

João Eduardo Fernandes Ramos (UFPE)

Lúcia Helena Sasseron (USP)

Tassiana Fernanda Genzini de Carvalho (UFPE)