Trabalhos

A seguir apresentam-se as orientações específicas de submissão:
● Os trabalhos devem estar vinculados a uma das linhas de pesquisa.
● Na etapa de submissão deve ser indicada a forma de apresentação (pôster ou comunicação oral) considerando as características do trabalho e o tipo de interação desejada com os participantes.

Formatos dos trabalhos
Independente da forma de apresentação, todos os trabalhos submetidos deverão conter entre 6 e 8 páginas (incluindo figuras, gráficos, tabelas e referências), seguindo o modelo apresentado a seguir:

TRABALHO COMPLETO

O trabalho deve ser submetido em dois arquivos e em formato PDF com no máximo 2MB cada:
1. Trabalho completo, contendo autores e suas respectivas instituições (versão para publicação)
2. Trabalho sem autores e instituições (versão para avaliação às cegas por dois pareceristas doutores)

Critérios para seleção dos trabalhos
Os trabalhos submetidos serão analisados às cegas por dois pareceristas doutores, sendo estabelecidos os seguintes critérios de avaliação:
● A temática ou a questão abordada nos trabalhos deve estar claramente relacionada à pesquisa em ensino de Física.
● Os trabalhos devem apresentar contribuições ou resultados inéditos para a área e estar estruturados e formatados de maneira que se possa perceber, claramente, a área de interesse, os objetivos do trabalho e sua relevância para a área. E, ainda dialogar com a literatura recente sobre o tema, apresentando uma articulação clara entre os resultados obtidos, a base teórica adotada e o encaminhamento metodológico usado.
● Cada pesquisador poderá apresentar no máximo 2 (dois) trabalhos como autor principal. Não serão limitadas as apresentações como co-autor.
● Os trabalhos aceitos e apresentados no evento serão publicados na íntegra nas Atas do XIX EPEF.

Linhas temáticas

1 - Ensino e aprendizagem em Física: Pesquisas relacionadas à didática, ensino e aprendizagem de Física em diferentes níveis e modalidades ensino; ambientes de aprendizagem; metodologias ativas; experimentação; ensino por investigação; aprendizagem colaborativa; práticas interdisciplinares; pesquisas sobre produção e implementação de materiais didáticos e de produtos educacionais.


2 - Formação e ação docente em Física:
Pesquisas sobre a formação docente inicial e continuada; análise de programas e políticas de formação docente; iniciação à docência; estágio supervisionado; avaliação de modelos e práticas docentes para os diferentes níveis e modalidades de ensino; desenvolvimento profissional.


3 - Epistemologia, Filosofia, História e Sociologia da Ciência e o Ensino de Física:
Pesquisas sobre o papel da Epistemologia, Filosofia, História e Sociologia da Ciência e suas implicações no ensino e na aprendizagem de Física; estudos historiográficos, natureza da Ciência e Sociologia do conhecimento científico no ensino e na aprendizagem de Física.


4 - Práticas educativas formais, info
rmais e não formais e o Ensino de Física: Pesquisas relacionadas à História, políticas e práticas de divulgação e comunicação pública das Ciências; educação em museus, centros de ciências e espaços não formais e informais de educação; feiras/mostras, concursos/competições e exposições de Ciências; mídias e redes sociais; interfaces entre Ciência e Arte no ensino e aprendizagem de Física.


5 - Tecnologias da informação e comunicação e o Ensino de Física:
Pesquisas em metodologias baseada em design no Ensino de Física; pesquisas voltadas ao planejamento, construção e avaliação de recursos e ambientes mediados por tecnologias; Comunidades virtuais de prática; Ensino de Física híbrido ou a distância; Inclusão digital; Integração das tecnologias; jogos digitais e gamificação; tecnologias assistivas; Ensino Remoto Emergencial.


6 - Linguagem e Cognição no Ensino de Física:
Pesquisas relacionadas a interações discursivas; argumentação, investigação e modelagem; práticas epistêmicas; leitura e escrita no ensino e na aprendizagem de Física; engajamento; teorias cognitivas no Ensino de Física.


7 - CTS/CTSA, Alfabetização Científica, Letramento Científico e Alfabetização Científica e Tecnológica no ensino de Física:
Pesquisas relacionadas à Educação CTS; relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente; relações entre Ciência e Sustentabilidade; questões socio científicas e temas controversos; ações para o desenvolvimento e a avaliação do letramento e da alfabetização científica.


8 - Avaliação, Currículos e Políticas em Educação e o Ensino de Física:
Pesquisas relacionadas à história, análise e impactos de políticas públicas para o Ensino de Física; legislações educacionais; financiamento de ações educacionais; fomento à pesquisa em educação científica e tecnológica e políticas de desenvolvimento social; políticas de formação de pesquisadores; desenvolvimento, reformas e políticas curriculares; história do currículo e das disciplinas científicas; abordagens e práticas de avaliação; avaliação e indicadores de desempenho no Ensino de Física; estudos comparativos (nacionais e internacionais) relacionados ao Ensino de Física.


9 - Questões teórico- metodológicas e novas demandas na pesquisa em Ensino de Física:
Considerações epistemológicas e ontológicas sobre a natureza da pesquisa em Ensino de Física e seus referenciais teóricos; Ensino de Física como campo científico; identificação de tendências e perspectivas teóricas e metodológicas na pesquisa da área.


10 - Equidade, inclusão, diversidade e estudos culturais e o Ensino de Física:
Pesquisas acerca das relações entre Ensino de Física e inclusão das pessoas com deficiência; relações entre o Ensino de Física e as questões de gênero, étnico- raciais, religião e classe; educação do campo, indígena, quilombola e de outros grupos sociais específicos; políticas de ação afirmativa; saberes populares; decolonialidade; educação em direitos humanos; justiça social.

Formulário para submissão