Premiação Nacional OBFEP 2023 – 3ª e 4ª Séries
Algumas universidades (como é de conhecimento geral)(*) consideram a premiação na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) como critério para ingresso em seus curso; são as vagas olímpicas. Com o objetivo de permitir aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do último ano do Ensino Técnico o uso da premiação conquistada na OBFEP 2023 para a inscrição nessas universidades, a Comissão da OBFEP está divulgando a relação dos premiados nessas séries antes das demais (vide Calendário).
A Comissão da OBFEP parabeniza os participantes e os premiados nessas séries, e agradece a colaboração de todos – Professores e Escolas, Coordenações Estaduais, Professores Responsáveis pelos Centros de Aplicação da 2ª Fase e funcionários da secretaria da SBF – que tornaram possível a realização dessa edição e a publicação da premiação em tempo recorde.
A relação dos estudantes premiados é apresentada por ordem alfabética (clicar nas opções abaixo) constando também o nome das escolas e das Unidades da Federação (UF).
(*) Alguns endereços para informações:
- Universidade Federal de Itajubá
- Ilum Escola de Ciência-Curso: Bacharelado em Ciência e Tecnologia
- UNICAMP
- UNESP
- UFABC
- UFMS
Premiação Nacional OBFEP 2023 – 9º Ano do Ensino Fundamental, 1ª e 2ª Séries
Estamos apresentando a relação dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio que conquistaram medalhas em Nível Nacional na OBFEP 2023. Mesmo ainda com o impacto da pandemia da Covid-19, foram inscritos na OBFEP 2023 cerca de quatrocentos mil estudantes demonstrando o grande interesse em torno desse projeto. As escolas indicadas na Tabela 1 são aquelas que obtiveram maior pontuação em cada Unidade da Federação (UF) sendo uma federal, uma estadual e uma municipal. Deve-se observar que em algumas Unidades da Federação não há indicação das três modalidades de escola devido ao fato de nessas Unidades não existir escola(s) dessa(s) modalidade(s) com alunos premiados; em outras há mais que uma escola classificada por modalidade o que se deve a empates na pontuação. Deve-se lembrar que na OBFEP, além da Premiação Nacional, pode ocorrer, a critério de cada Coordenação, em cada Unidade da Federação (UF) a Premiação Estadual, e que as Cerimônias de Premiação Nacional e Estadual ficam a cargo das Coordenações Estaduais.
A Comissão da OBFEP parabeniza os participantes e os premiados, e agradece a colaboração de todos – Professores e Escolas, Coordenações Estaduais, Professores Responsáveis pelos Centros de Aplicação da 2ª Fase e funcionários da secretaria da SBF – que tornaram possível a realização dessa edição.
Informamos, outrossim, que pelo item 5.8 do Regulamento, os alunos medalhistas da OBFEP 2023 e regularmente matriculados em 2024 no Ensino Médio de Escolas Públicas poderão participar do Programa de Iniciação Científica Jr – OBFEP (PIC Jr / OBFEP 2023) com bolsas do CNPq, segundo as Normas Gerais do programa.
A relação dos estudantes premiados é apresentada por ordem alfabética dos nomes e a relação dos professores e escolas por ordem alfabética das Unidades da Federação (UF).