Data do Evento:
quinta-feira, 24 Junho, 2021 - 16:00
CNPEM convida professores e alunos para o ciclo de Diálogos Ilum.
O tema desta quinta-feira será "Metodologias Ativas com Significado"
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Organização Social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), traz à luz sua mais nova iniciativa: A Ilum Escola de Ciência. Sem fins lucrativos e com financiamento do Ministério da Educação (MEC), a Ilum é uma escola de graduação criada para formar profissionais aptos a atuar em áreas que exigem sólida base científica e tecnológica.
Atualmente a Ilum está finalizando a fase de contratação de seus professores, e os próximos passos para sua implantação envolvem a preparação e treinamento de seu corpo docente. Como forma de fundamentar e alimentar este processo de amadurecimento pedagógico, a Ilum passará a promover um ciclo de discussões sobre temas ligados a ensino, ciência, tecnologia e inovação, os “Diálogos Ilum”.
Voltado para educadores, potenciais alunos e demais interessados por ciência e ensino, os diálogos serão realizados online, sempre às quintas-feiras, às 16h. A próxima edição dos “Diálogos Ilum” acontecerá em 24 de junho, com a participação do pesquisador Marco Antônio Moreira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS), e terá como tema “Metodologias Ativas com Significado”. O acesso à sala deve ser feito pelo link abaixo:
Clique aqui para entrar na reunião
Resumo
Metodologias Ativas com Significado
O ensino tradicional, centrado no professor que "dá a matéria", tentando explicá-la o melhor possível, é pior do que ineficaz, é anticientífico (Carl Wieman). O ensino não pode ser monológico, mas sim dialógico (Paulo Freire), e o aluno deve participar ativamente do processo ensino-aprendizagem. No entanto, participação ativa não é simplesmente "mão na massa", pois deve envolver, fundamentalmente, aspectos cognitivos significativos. Por mais ativo que seja o ensino, por mais tecnológico que seja, a aprendizagem tem que ser significativa (David Ausubel), i.e., com significado, compreensão, capacidade de explicar, de aplicar, conhecimentos adquiridos, declarativos ou procedimentais. Aprendizagem ativa sem significado não tem sentido.
Sobre a Ilum
A Ilum oferecerá um único curso de bacharelado em ciência, tecnologia e inovação em período integral, com duração de três anos, com imersão gradativa no ambiente de pesquisa e de inovação tecnológica de ponta do CNPEM. O currículo contemplará os seguintes campos: linguagens matemáticas; ciências da vida, ciências da matéria, humanidades e empreendedorismo. Durante os primeiros dois anos, haverá aulas teóricas e práticas no prédio sede da Ilum com imersão gradual no CNPEM, e o terceiro ano será dedicado exclusivamente ao desenvolvimento de projetos no CNPEM.
O plano pedagógico da Ilum baseia-se em um ensino de ciência aprofundado e inovador, fundamentado em metodologias ativas de ensino, aliadas a professores experientes e dedicados e a uma infraestrutura diferenciada. O seu objetivo é que os alunos se tornem profissionais engajados em problemas interdisciplinares, com formação sólida em linguagens matemáticas e computação e conhecimento em ciências da vida e da matéria, humanidades e empreendedorismo, que possam ser aplicados a diversos temas da atualidade.
O curso foi recentemente avaliado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão assessor do MEC, e obteve nota máxima em todos os quesitos. A avaliação considerou aspectos acadêmicos, como a proposta curricular, a infraestrutura e o corpo docente, e ainda o perfil socialmente abrangente dos alunos ingressantes.