ESPEM 2021 - Escola Sirius para Professores do Ensino Médio abre inscrições para curso gratuito

Data do Evento: 
domingo, 27 Junho, 2021 - 18:00

Professores das disciplinas Física, Química e Biologia podem se candidatar a 500 vagas na terceira edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM 2021), que será realizada de 26 a 30 de julho de 2021. A ESPEM é promovida pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF).

foto: CNPEM
 

As inscrições para a ESPEM 2021 estarão abertas até 27 de junho de 2021 para professores das redes municipal, estadual, federal ou privada de todo País. Por uma semana, os professores que participarem se tornarão novamente alunos, em uma experiência de imersão na atmosfera de pesquisa e desenvolvimento de fronteira do CNPEM, com o objetivo de levar ideias da ciência moderna para as salas de aula em que atuam.

A ESPEM 2021 é gratuita e terá formato virtual, com 40 horas de atividades, tanto ao vivo quanto pré-gravadas. A programação contará com aulas expositivas que apresentarão a fonte de luz síncrotron Sirius, que dá nome à Escola, incluindo uma introdução à ciência e tecnologia dos aceleradores de partículas, à produção de luz síncrotron, e à interação entre a luz e a matéria e suas aplicações nas diferentes áreas da ciência. Os professores também participarão de visitas virtuais às instalações e serão introduzidos às pesquisas de cada Laboratório Nacional do CNPEM, podendo assistir a seminários com temas atuais em diferentes áreas em que atuam os pesquisadores do Centro.

A Escola proporciona, ainda, um espaço para discussões entre os professores, potencializando o contato e a troca de experiências e tecnologias com colegas de todo o Brasil. Os professores selecionados participarão de atividades organizadas por alunos de edições anteriores da Escola, além de sessões de discussão dos tópicos apresentados nas aulas expositivas e sua aplicação em sala de aula.

O comitê organizador da ESPEM 2021 buscará compor a turma com participantes do maior número de estados possível, priorizando cidades mais afastadas das capitais, e selecionando um número equilibrado de participantes homens e mulheres. Além disso, a seleção buscará uma distribuição igualitária entre as áreas de Física, Química e Biologia.  Também serão recebidas inscrições de professores em turmas de Ensino Superior atuantes em cursos de licenciatura em Física, Química e/ou Biologia.

Entre os critérios para a avaliação das candidaturas estão: a atividade docente do candidato(a) em sala de aula; a participação em diferentes projetos como PIBID, Olimpíadas e outros eventos e atividades de pesquisa ou extensão ligados ao ensino; e Carta de Motivação fornecida durante a inscrição.

Mais que uma iniciativa para dar conhecimento à sociedade sobre as atividades do Sirius e do CNPEM, a ESPEM 2021 tem o potencial de ser um ponto de inflexão na formação dos professores participantes e em sua prática dentro e fora da sala de aula.

 

Serviço:

Prazo de inscrições: 17 de maio e 27 de junho de 2021

Data de realização do evento: 26 a 30 de julho de 2021

Custos: Gratuito

Vagas:  500

Candidatos: Professores de Física, Química e Biologia do Ensino Médio das redes municipal, estadual, federal ou privada de todo País

Inscrições pelo site: pages.cnpem.br/espem