Primeira Circular – XV Conferência (CIAEF) e III Encontro (EnMNPEF) 2023

Data do Evento: 
Segunda-feira, 17 Julho, 2023 - 07:00

De 17 e 21 de julho de 2023 em Brasília-DF, na Universidade de Brasília (UnB)

 

PRIMEIRA CIRCULAR
 
Aos
Coordenadores, Docentes e Discentes da CIAEF, do MNPEF e do IF/UnB
Professores de Física da Educação Básica
Comunidade de Pesquisadores em Física e seu Ensino
Membros das Comissões Organizadora, Científica e Técnica
Pesquisadores interessados

 

É com satisfação que anunciamos a realização do evento XV Conferência Interamericana de Ensino de Física (CIAEF) e III Encontro Nacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), a ser realizado entre os dias 17 e 21 de julho de 2023, em Brasília-DF Brasil, na Universidade de Brasília (UnB). Trata-se de um evento que integra dois eventos de grande importância no cenário do Ensino de Física interamericano e, em particular, brasileiro, apoiado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Conta com o apoio de dezenas de instituições públicas de ensino superior e pesquisa do Brasil e exterior, neste ano sob a coordenação da UnB.
 
Estima-se receber mais de 200 professores de ensino superior, estudantes e egressos da pós-graduação e da graduação, professores da educação básica e pesquisadores interessados na Física e em seu ensino e pesquisa, vindos de toda comunidade interamericana.
 
As Conferências Interamericanas de Ensino de Física (CIAEF) se iniciaram em 1963 e são, atualmente, realizadas a cada 2 anos, em um país diferente da região interamericana, com o objetivo de trocar experiências e definir ações para melhorar a Educação em Física considerando diferentes níveis educacionais. Em 2023, comemoramos seus 60 anos. O Conselho da CIAEF é atualmente formado por 18 membros (indicados por Associações de Professores de Física e Associações de Física), representando os países do continente americano.
 
Em sua décima quinta edição, a Conferência Interamericana de Ensino de Física volta-se às temáticas norteadoras: (a) Formação em Física para uma sociedade inclusiva; (b) Formação em Física para para a credibilidade social; (c) Ensino e aprendizagem em Física sem limitações de gênero; (d) Formação em Física para a incerteza. (e) Formação em Física no contexto das políticas educacionais (f) Formação em Física para o enfrentamento dos problemas em tempos de crise; (g) Ensino de Física e Ciências a partir da interdisciplinaridade.
 
O Encontro Nacional do MNPEF (En-MNPEF), em sua terceira edição e comemorando os seus dez anos de existência, é promovido pelo MNPEF, um programa brasileiro de pós-graduação de caráter profissionalizante, voltado para professores do ensino médio e básico, com ênfase principal em aspectos de conteúdos de Física e metodologias de aprendizagem; é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) com o objetivo de coordenar diferentes capacitações apresentadas por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídas em todas as regiões do país.
 
O En-MNPEF possui por objetivo divulgar, compartilhar e debater novas metodologias e abordagens de atuação no ensino da Física, envolvendo a equipe de gestão nacional, coordenadores e professores do MNPEF. A ênfase está nos desdobramentos recentes da ciência, bem como conhecimentos contemporâneos de Física que podem contribuir para o aprimoramento da qualidade da Física e seu ensino.
 
Assim, trata-se de um encontro para repensar a performance do professor em aula.
 
Algumas informações relevantes:
 
Programação: Poderá ser acessada, em breve, na página eletrônica do evento
https://is.gd/XVCIAEF_IIIMNPEF. Ela constará de conferências, mesas redondas, apresentações orais, pôsteres e oficinas, trazendo nomes de referência do cenário brasileiro e internacional da Física e seu ensino.
 
Publicações: Os trabalhos apresentados ao evento e aprovados pela Comissão Científica poderão compor publicação em dois volumes especiais da revista brasileira
Experiências em Ensino de Ciências (EENCI): um dedicado à pesquisa desenvolvida no âmbito do MNPEF e outro voltado às pesquisas relacionadas às temáticas da CIAF.
Apoio financeiro: CNPq, CAPES e IUPAP.
Site do evento: https://is.gd/XVCIAEF_IIIMNPEF
Datas importantes:
● Período das inscrições (com efetuação dos pagamentos): 12 de fevereiro a 20 de abril de 2023;
● Submissão de resumos: até 19 de março. Extensão máxima de 500 palavras e submissão em campos distintos para a XV CIAEF e III En-MNPEF (apresentação e publicação diferenciadas para os respectivos eventos);
● Aprovação dos trabalhos (pareceres): até 10 de abril;
● Período de recursos: até 17 de abril.
 
 
Cordialmente,
 
Prof.ª Vanessa Carvalho de Andrade
p/ Comissão organizadora
COORDENAÇÃO-GERAL DA XV CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE
ENSINO EM FÍSICA (CIAEF) e III ENCONTRO NACIONAL DO MESTRADO
NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF)
Prof. Alfredo Navarro, Conselho CIAEF - Chile
Prof.ª Andrea Cabot, Conselho CIAEF/ANEP-CFE - Uruguay
Prof.ª Deise Miranda, Conselho CIAEF/UFRJ
Prof. Fernando Ureña, Conselho CIAEF/UNED - Costa Rica
Prof.ª Iramaia Jorge Cabral de Paulo, Coordenadora da CPG/MNPEF - IF/UFMT - Brasil
Prof. Marcello Ferreira, Pró-Reitor do MNPEF e Vice-Diretor do IF/UnB- Brasil
Prof. Marco Antônio Moreira, Conselho CIAEF/UFRGS- Brasil
Prof. Olavo Leopoldino da Silva Filho, Diretor do IF/UnB - Brasil
Prof. Roberto Nardi, Conselho CIAEF/Unesp- Brasil
Prof.ª Silvana Perez, Vice-Coordenadora da CPG/MNPEF - FF/UFPA-Brasil
Prof.ª Vanessa Carvalho de Andrade, CPG/MNPEF e IF/UnB - Brasil
Marcilene Barros e Silvana Feitosa, Comissão Técnica - MNPEF/SBF - Brasil