Segunda Circular- XV CIAEF e III En-MNPEF 2023

Data do Evento: 
Segunda-feira, 17 Julho, 2023 - 07:00

SEGUNDA CIRCULAR

 

Aos Coordenadores, Docentes e Discentes da CIAEF, do MNPEF e do IF/UnB Professores de Física da Educação Básica Comunidade de Pesquisadores em Física e seu Ensino Membros das Comissões Organizadora, Científica e Técnica Pesquisadores interessados.

Esperando encontrá-los bem, retomamos as orientações relativas ao evento ”XV Conferência Interamericana de Ensino de Física (CIAEF) e III Encontro Nacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)”, a ser realizado entre os dias 17 e 21 de julho de 2023, em Brasília-DF Brasil, na Universidade de Brasília (UnB). Reforçamos o convite para participação e comunicamos que o prazo para a submissão de resumos foi estendido para 31 de março.

  1. FOMENTO: A comissão geral está submetendo uma proposta para a agência de fomento local (FAPDF) e, além dos conferencistas, pretende solicitar recursos para aqueles que irão apresentar oficinas e aos coordenadores do MNPEF. Assim, solicitamos com URGÊNCIA que respondam ao e-mail enviado no dia 06 de março a respeito do interesse em participar. A confirmação pode ser feita no corpo da mensagem. É preciso também realizar a ATUALIZAÇÃO DO CV LATTES (para a apreciação da agência de fomento). Para a comunidade em geral (docentes, estudantes de pós-graduação, professores da educação básica), recomendamos que busquem apoio financeiro local. As universidades, assim como as agências de fomento locais, abrem frequentemente editais para participação em eventos. Caso haja necessidade de carta de aceite formal da organização, basta nos solicitar por e-mail.

 

  1. OFICINAS: No âmbito do MNPEF, convidamos aos interessados em 1 apresentar oficinas no evento, que apresentem suas propostas pelo e-mail ciaef15mnpef10@gmail.com. Selecionaremos algumas delas, dando preferência a oficinas que envolvam produtos educacionais com ênfase na experimentação. 3.

 

  1. INSCRIÇÕES e PROGRAMAÇÃO: a programação atualizada, bem como as informações acerca das inscrições e pagamentos estão disponíveis em https://is.gd/XVCIAEF_IIIMNPEF. No Anexo I a esse documento há um tutorial para realizar as inscrições e ter acesso à área restrita.

 

  1. SUBMISSÃO DE RESUMOS: a submissão de resumos ocorrerá até o dia 31 de março e deve ser feita via sistema do evento. Os resumos devem ter extensão máxima de 500 palavras. Observem que há campos distintos de submissão para a XV CIAEF e III En-MNPEF. No Anexo II, apresentamos um tutorial sobre como realizar a submissão de resumos.

 

  1. PUBLICAÇÕES: Os trabalhos apresentados ao evento e aprovados pela Comissão Científica poderão compor publicação em dois volumes especiais da revista brasileira Experiências em Ensino de Ciências (EENCI): um dedicado à pesquisa desenvolvida no âmbito do MNPEF e outro voltado às pesquisas relacionadas às temáticas da CIAF.

 

DATAS IMPORTANTES:

  • Período das inscrições (com efetuação dos pagamentos): 12 de fevereiro a 20 de abril de 2023;
  • Submissão de resumos: até 31 de março. Extensão máxima de 500 palavras e submissão em campos distintos para a XV CIAEF e III En-MNPEF (apresentação e publicação diferenciadas para os respectivos eventos);
  • Aprovação dos trabalhos (pareceres): até 10 de abril;
  • Período de recursos: até 17 de abril. .

 

Site do evento: https://is.gd/XVCIAEF_IIIMNPEF

Contato: ciaef15mnpef10@gmail.com

Cordialmente,

Prof.ª Vanessa Carvalho de Andrade

p/ Comissão organizadora

 

COORDENAÇÃO-GERAL DA XV CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE ENSINO EM FÍSICA (CIAEF) e III ENCONTRO NACIONAL DO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF)

Prof. Alfredo Navarro, Conselho CIAEF - Chile

Prof.ª Andrea Cabot, Conselho CIAEF/ANEP-CFE - Uruguay

Prof.ª Deise Miranda, Conselho CIAEF/UFRJ

Prof. Fernando Ureña, Conselho CIAEF/UNED - Costa Rica

Prof.ª Iramaia Jorge Cabral de Paulo, Coordenadora da CPG/MNPEF - IF/UFMT - Brasil

Prof. Marcello Ferreira, Pró-Reitor do MNPEF e Vice-Diretor do IF/UnB- Brasil

Prof. Marco Antônio Moreira, Conselho CIAEF/UFRGS- Brasil Prof. Olavo Leopoldino da Silva Filho, Diretor do IF/UnB - Brasil

Prof. Roberto Nardi, Conselho CIAEF/Unesp- Brasil

Prof.ª Silvana Perez, Vice-Coordenadora da CPG/MNPEF - FF/UFPA-Brasil

Prof.ª Vanessa Carvalho de Andrade, CPG/MNPEF e IF/UnB - Brasil

Marcilene Barros e Silvana Feitosa, Comissão Técnica - MNPEF/SBF - Brasil