José Abdalla Helayël Neto
“Por suas contribuições à Teoria Quântica de Campos, abrangendo desde supersimetria e supergravidade, violações da simetria de Lorentz e modelos de gravitação estendida, até eletrodinâmicas modificadas e suas aplicações à Física da Matéria Condensada”
Bio:
Nascido em Rio Bonito, cidade do Rio de Janeiro, de família com ascendência libanesa, em 1953. Formou-se em Física na PUC-RJ em 1975 e terminou seu Mestrado em 1978, sob orientação do Prof. N. Zagury (dissertação: Um Modelo de Confinamento A Priori com Potencial Confinante Linear). Em seguida, foi para a SISSA (Scuola Internazionale di Studi Avanzati), em Trieste, na Itália, onde fez um novo mestrado sob orientação do Prof. A. R. Namazie (dissertação: Superspace and Superfield Techniques for Yang-Mills Theories), concluído em 1981 e doutorou-se com J. J. Strathdee (tese: Supersymmetric Field-Theoretical Models Beyond The Tree-Level) em 1983. Após um tempo como pós-doc na SISSA, no ICTP (International Centre for Theoretical Physics, em Trieste) e na Universidade de Trieste, aceitou um convite do Departamento de Campos e Partículas do CBPF para vir trabalhar neste instituto, em 1987. Permanece até hoje no CBPF, como Pesquisador Titular de último nível, desde 2004. Atuou em todas as instâncias decisórias do CBPF, tendo sido chefe de departamento por muitos anos. Publicou mais de 200 trabalhos em Física, formou mais de 40 mestres e 50 doutores e colaborou com inúmeras instituições Brasil afora. Trabalhou em diversos aspectos da Teoria Quântica de Campos e suas aplicações, desde a supersimetria e a supergravidade, até teorias que exibem violações da simetria de Lorentz, passando por modelos de gravitação estendida, eletrodinâmicas modificadas e suas aplicações à Física da Matéria Condensada. Foi e é, dessa forma, um grande propagador dos conceitos e áreas de pesquisa em Teoria Quântica de Campos e Partículas, espalhando pelo país a cultura da Física de Altas Energias de forma inédita, também através dos pesquisadores que formou.
Como professor, Helayël é incomparável. Seus cursos são ao mesmo tempo profundos e abrangentes, cobrindo desde os aspectos mais intrincados dos cálculos quanto a visão geral da área, sempre com uma percepção extremamente pessoal e única. É um professor incansável, não raro dando 3 ou 4 cursos num semestre, em assuntos básicos e avançados. Sua fama como professor e pesquisador se espalhou pelo Brasil, transformando-o em um dos convidados mais requisitados para bancas de concursos, teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, participação em semanas da Física e nos mais variados tipos de eventos. Demonstra enorme alegria em participar de eventos de difusão da física e da ciência, inclusive nos locais mais afastados do país, não poupando esforços para se fazer presente. Tem uma aguda percepção social do papel da Física, tendo se dedicado à sua divulgação junto a comunidades carentes e ao público leigo. Colabora num Pré-Vestibular Comunitário (para jovens carentes) e participa do MNPEF (Mestrado Profissional em Ensino de Física), numa parceria CBPF/Unirio, atuando desta forma do nível mais básico de formação ao patamar do doutorado/pesquisa. Não há quem o conheça que não fique impressionado com as dimensões gigantescas da pessoa humana e do cientista.
Takeshi Kodama
“Por suas contribuições nas áreas da cromodinâmica quântica, interação hadrônica, colisões relativísticas de íons pesados com especial destaque para seus trabalhos pioneiros em das flutuações hidrodinâmicas evento por evento em colisões de íons pesados”
Bio:
Nascido na Manchúria, de família japonesa, durante a Segunda Guerra Mundial. Bacharelou-se em Física Aplicada, com especialidade em Física Nuclear Teórica, pela Universidade de Waseda, Tóquio, em 1966. Doutorou-se, pela mesma Universidade, em 1971 com tese sobre a compressibilidade da matéria nuclear e a teoria de estrelas super densas sob a orientação do Professor M. Yamada. Por intermédio do Professor Y. Fujimoto, responsável pela Colaboração Brasil-Japão sobre raios cósmicos, recebeu convite do Professor César Lattes e do Professor Alfredo Marques, diretor científico do CBPF, para visitar o Instituto a partir de 1972. Passou para o quadro permanente do CBPF como Pesquisador Titular em 1976, permanecendo por mais de 20 anos. Em 1993 fez concurso para professor titular do Instituto de Física da UFRJ, onde permaneceu até o presente.
Publicou mais de 100 trabalhos, contabilizando mais de 3.800 citações. Dedicou-se com afinco à formação de recursos humanos na área, tendo orientado 22 mestres e 18 doutores. Seus temas de pesquisa são variados, de física nuclear teórica de baixa energia a astrofísica e cosmologia de altas energias, incluindo nucleossíntese estelar, explosão de supernovas, teorias de campo e relatividade geral, cromodinâmica quântica, interação hadrônica, colisões relativísticas de íons pesados e teoria de transporte. Na descrição hidrodinâmica de colisões de íons pesados, Kodama foi pioneiro em considerar flutuações hidrodinâmicas evento por evento, oriundas da condição inicial -- demoraram cerca de 10 anos para a área toda entender que ele estava certo. Dentre outras honrarias, foi eleito como Fellow do Institute of Physics, membro da Academia Brasileira de Ciência, e membro da Academia Europaea, é admitido na Ordem Nacional de Mérito Científico, categoria Comendador. Entre os alunos, é particularmente conhecido por ser faixa preta (terceiro dan) de judô.Entre os alunos, é particularmente conhecido por ser faixa preta (terceiro dan) de judô.