Aluno egresso do MNPEF ganha prêmio internacional com projeto para alunos com Altas Habilidades/Superdotação

Egresso do polo 33 (IFES - Instituto Federal do Espírito Santo) ganha medalha de ouro em evento internacional - International Week Innovation (IWA) 2020.
 

O professor de física de ensino médio Aluisio Rabello de Oliveira Neto, egresso do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Polo 33 – Cariacica, foi premiado na International Week Innovation (IWA) 2020 pelo projeto que desenvolveu na sua dissertação. Com a proposta “Régua Tecnológica”, cuja ideia é ter um laboratório de Física na palma da mão que interage com um aplicativo em tempo real, Rabello foi premiado com medalha de ouro.

“A Régua Tecnológica é um projeto totalmente inovador, muito leve e após a conexão via bluetooth com o aplicativo é possível verificar, em tempo real, o funcionamento do radar de velocidades, entender a diferença entre velocidade média e instantânea, o movimento retilíneo uniforme, através de uma das opções do aplicativo, e o movimento uniformemente variado”, explica o professor Rabello.

Em outra opção, são gerados valores em tempo real das velocidades ao longo do plano, possibilitando determinar a aceleração e o tempo de queda, ou seja, fazer um estudo específico sobre a queda dos corpos. Com o aplicativo e a régua, é possível selecionar os diferentes assuntos dentro da Mecânica.

Antes de ser inscrito na premiação, o projeto foi aplicado por três meses no Colégio Estadual EEEM. Carlos Xavier Paes Barreto, no município de Vitória - ES, onde Aluisio leciona.

"Agora com a premiação, a ideia é buscar parceria para a produção em série da Régua Tecnológica afim de que chegue à mão de cada professor essa ferramenta. Desejamos desenvolver um Kit de Produtos com produção própria de materiais didático experimentais, disponibilizando e compartilhando com os demais profissionais. A nossa proposta pode ser aplicada também para o Ensino Fundamental, sempre com objetivo de motivar professores e alunos a criarem o seu próprio instrumento de aprendizagem", explica Rabello.

O professor leciona há mais de 20 anos no ensino médio e percebe que os educandos conseguem interagir mais entre si e com o saber, a partir das ferramentas tecnológicas. Rabello diz que o mestrado do MNPEF norteou todo esse caminho que possibilitou a premiação, pois isso possibilitou que ele refletisse e também aprendesse com pensadores da educação.

O campus Cariacica-Ifes, tem parceria com a SBF e oferece o MNPEF desde 2014. O Polo 33 já formou 40 mestres e conta com 33 alunos regularmente matriculados.

Mais informações: [Link]