Chamada Pública para Credenciamento na Rede MNPEF

Anunciamos  a  quarta  chamada  para  credenciamento  de  novos  polos  do  Mestrado  Nacional  Profissional  em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física (MNPEF-SBF). 
 
O MNPEF é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores de Ensino Médio e Fundamental com ênfase principal em aspectos de conteúdo na área de Física. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) com o objetivo de coordenar as diferentes capacidades apresentadas por diferentes Instituições  de Ensino Superior (IES) distribuídas em todas as regiões do País. 
 
Está  organizado em Polos  Regionais,  hospedados  por  IES,  e  nesses  polos  são  ministradas  as  disciplinas, realizadas     as     orientações     de     trabalhos     de     conclusão      e      desenvolvidos os produtos educacionais. 
 
O MNPEF foi aprovado pela CAPES em 2013 como um mestrado em rede, coordenado pela SBF, e iniciou suas atividades no segundo período de 2013 em 21 polos, com cerca de 320 alunos inscritos. Em 2014, foi feita uma segunda chamada, com ingresso de cerca de mais 400 alunos no total de 46 polos. Em Agosto de 2015, foi feita a terceira chamada, com ingresso cerca de 600 alunos em 60 polos.  
 
Os recursos para concessão de bolsas e atendimento das atividades do curso, no âmbito desta Chamada, estão condicionados à disponibilidade orçamentária e financeira da CAPES. 
 
Caso  a  sua  instituição  tenha  interesse  em  formar  um  polo  do  MNPEF,  deve  enviar  o  formulário  em  anexo preenchido até o dia 19 de abril  de 2022; o envio deve ser feito por mensagem eletrônica para mnpef@sbfisica.org.br
 
As propostas de novos polos serão avaliadas pela Coordenação do MNPEF com base na qualidade da proposta feita e na ampliação da rede para regiões que ainda não têm polos. Será considerada ainda, a compatibilidade entre o número de vagas a serem ofertadas e a demanda regional.  Ao considerar a adesão, a Comissão de Pós-Graduação do MNPEF sugere: 
1. Que o número mínimo de vagas seja de 10 alunos e também que a relação aluno/docente não seja inferior a 1. 
2. Especial  atenção  aos  docentes  sem  experiência  prévia  em  orientações  de  pós-graduação:  deve-se  evitar  que  estes docentes tenham mais de um aluno do MNPEF. 
3. Especial atenção a disponibilidade docentes  que possam atuar nas disciplinas específicas de Ensino, de fundamental importância para a formação do Físico Professor. 
4.  O aluno do  curso é professor em atividade. Sempre que possível, o polo deve se organizar de forma a promover atividades no mês de recesso escolar (disciplinas, oficinas e outros).  
5.  Deve  evitar  deixar  períodos  livres  de  disciplinas  (por  exemplo,  o  último)  para  que  o  aluno  possa  preparar  a  sua dissertação  –  os  professores quase  sempre têm uma carga de trabalho elevada,  e essa ausência  de rotina prejudica a elaboração do trabalho de conclusão. 
 
O encaminhamento da proposta deve ser realizado mediante preenchimento do formulário em anexo e carta de anuência da Pró-reitoria de Pós-graduação (ou equivalente) da IES. 
 
Informações  sobre  o  MNPEF  estão  disponíveis  em  http://www.sbfisica.org.br/~mnpef/  

Outras  informações podem ser solicitadas por meio de mnpef@sbfisica.org.br, ou por contato com a Sra. Silvana, na Sociedade Brasileira de Física. 

 
Atenciosamente,  
Iramaia J. C. de Paulo 
Coordenadora do MNPEF 
 
Silvana Perez 
Vice-coordenadora