abr
04
2022
By secretaria
Anunciamos a quarta chamada para credenciamento de novos polos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física (MNPEF-SBF).
O MNPEF é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores de Ensino Médio e Fundamental com ênfase principal em aspectos de conteúdo na área de Física. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) com o objetivo de coordenar as diferentes capacidades apresentadas por diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídas em todas as regiões do País.
Está organizado em Polos Regionais, hospedados por IES, e nesses polos são ministradas as disciplinas, realizadas as orientações de trabalhos de conclusão e desenvolvidos os produtos educacionais.
O MNPEF foi aprovado pela CAPES em 2013 como um mestrado em rede, coordenado pela SBF, e iniciou suas atividades no segundo período de 2013 em 21 polos, com cerca de 320 alunos inscritos. Em 2014, foi feita uma segunda chamada, com ingresso de cerca de mais 400 alunos no total de 46 polos. Em Agosto de 2015, foi feita a terceira chamada, com ingresso cerca de 600 alunos em 60 polos.
Os recursos para concessão de bolsas e atendimento das atividades do curso, no âmbito desta Chamada, estão condicionados à disponibilidade orçamentária e financeira da CAPES.
Caso a sua instituição tenha interesse em formar um polo do MNPEF, deve enviar o formulário em anexo preenchido até o dia 19 de abril de 2022; o envio deve ser feito por mensagem eletrônica para mnpef@sbfisica.org.br.
As propostas de novos polos serão avaliadas pela Coordenação do MNPEF com base na qualidade da proposta feita e na ampliação da rede para regiões que ainda não têm polos. Será considerada ainda, a compatibilidade entre o número de vagas a serem ofertadas e a demanda regional. Ao considerar a adesão, a Comissão de Pós-Graduação do MNPEF sugere:
1. Que o número mínimo de vagas seja de 10 alunos e também que a relação aluno/docente não seja inferior a 1.
2. Especial atenção aos docentes sem experiência prévia em orientações de pós-graduação: deve-se evitar que estes docentes tenham mais de um aluno do MNPEF.
3. Especial atenção a disponibilidade docentes que possam atuar nas disciplinas específicas de Ensino, de fundamental importância para a formação do Físico Professor.
4. O aluno do curso é professor em atividade. Sempre que possível, o polo deve se organizar de forma a promover atividades no mês de recesso escolar (disciplinas, oficinas e outros).
5. Deve evitar deixar períodos livres de disciplinas (por exemplo, o último) para que o aluno possa preparar a sua dissertação – os professores quase sempre têm uma carga de trabalho elevada, e essa ausência de rotina prejudica a elaboração do trabalho de conclusão.
O encaminhamento da proposta deve ser realizado mediante preenchimento do formulário em anexo e carta de anuência da Pró-reitoria de Pós-graduação (ou equivalente) da IES.
Informações sobre o MNPEF estão disponíveis em http://www.sbfisica.org.br/~mnpef/
Outras informações podem ser solicitadas por meio de mnpef@sbfisica.org.br, ou por contato com a Sra. Silvana, na Sociedade Brasileira de Física.
Atenciosamente,
Iramaia J. C. de Paulo
Coordenadora do MNPEF
Silvana Perez
Vice-coordenadora