Chamada Pública para abertura de Novos Polos MNPEF

Anunciamos a chamada prévia para a quarta chamada para credenciamento de novos polos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física (MNPEF-SBF). Essa chamada é uma manifestação de intencionalidade para a prospecção de demanda de expansão que será apresentada a CAPES.

O MNPEF é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores de Ensino Médio e Fundamental com ênfase principal em aspectos de conteúdo na área de Física. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) com o objetivo de coordenar as diferentes capacidades apresentadas por diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídas em todas as regiões do País.

Está organizado em Polos Regionais, hospedados por IES, e nesses polos são ministradas as disciplinas, são realizadas as orientações de trabalhos de conclusão e desenvolvidos os produtos educacionais.

O MNPEF foi aprovado pela CAPES em 2013 como um mestrado em rede, coordenado pela SBF, e iniciou suas atividades no segundo período de 2013 em 21 Polos, com cerca de 320 alunos inscritos. Atualmente constitui-se em uma rede de 58 polos com cerca de 1500 alunos. Na página www.sbfisica.org.br/~mnpef podem ser encontradas as informações sobre o programa, o projeto aprovado, as disciplinas, os polos e o andamento das atividades.

Os alunos que são professores da rede pública. Embora mensalidades não sejam cobradas, não há garantia de bolsas ou ajuda de custo para a execução dos projetos de mestrado.

Caso a sua instituição tenha interesse em formar um polo do MNPEF, deve enviar o formulário em anexo preenchido até o dia 11 de Janeiro de 2022; o envio deve ser feito por mensagem eletrônica para mnpef@sbfisica.org.br. As propostas de novos polos serão avaliadas pela Coordenação do MNPEF com base na qualidade da proposta feita e na ampliação da rede para regiões que ainda não têm polos. Será considerada ainda, a compatibilidade entre o número de vagas a serem ofertadas e a demanda regional.

Maiores informações podem ser solicitadas neste mesmo endereço eletrônico, ou por contato com a Sra. Silvana, na Sociedade Brasileira de Física.

Atenciosamente,
Iramaia J. C. de Paulo
Coordenadora do MNPEF

Mais informações acesse o documento com o texto completo abaixo: