Mestrando do MNPEF/UFRGS é professor destaque no Do Your :Bit

O mestrando do MNPEF/UFRGS Fábio Buffon foi considerado professor destaque do Do Your :Bit, um concurso que incentiva crianças e adolescentes a combinarem criatividade e tecnologia para apresentar soluções relacionadas aos objetivos globais da ONU. A competição é promovida pela Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação e teve mais de 10 mil interações no período de votação aberta este ano.

Dentre os participantes de todo o país, foram para a final os três projetos com melhor pontuação, tendo como critérios de seleção o vínculo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, apresentação, protótipo e criatividade. O projeto vencedor seria escolhido em votação popular, mas a organização do evento resolveu premiar igualmente as três equipes, além de certificar todos os demais participantes do desafio.

Dois dos três projetos finalistas foram inscritos pelos educandos do 7º ano do Colégio Scalabriniano Nossa Senhora Medianeira, de Bento Gonçalves – RS, sob a orientação de Fábio, seu professor de Física e Matemática, integrante do Projeto Inventura, que traz aulas semanais de programação. No projeto de sensor para caixas d’água, os alunos criaram uma programação que, ao acoplar a placa micro:bit ao reservatório, um alerta é enviado aos moradores da casa sempre que a água atinja determinado limite, assinalando que os níveis estão baixos e é preciso economizar. Já no descarte conectado, os alunos criaram um protótipo que conecta as placas micro:bit de caminhões da coleta seletiva de lixo com as casas dos cidadãos, enviando um sinal sempre que o caminhão se aproximar, para lembrá-los do dia e horário, além de reforçar a importância da separação e descarte adequado do lixo.

 

 

Fábio é Licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, com período sanduíche na Universidade de Aveiro, em Portugal. Ingressou no MNPEF em 2019 e no próximo dia 1º de outubro, defenderá sua Dissertação, intitulada “O RPG como uma abordagem investigativa para o Ensino de Física Moderna e Contemporânea ao longo do Ensino Médio”, sob orientação da Prof. Dr. Aline Cristiane Pan e coorientação da Prof. Dr. Karen Cavalcanti Tauceda. O ato público será realizado às 14h, por webconferência, tendo como Banca Examinadora os professores doutores Nelson Studart Filho – UFSCAR, Nathan Willig Lima – MNPEF/UFRGS e Terrimar Ignácio Pasqualetto – MNPEF/UFRGS.

Clique para ver a divulgação no Instagram da promotora do concurso.

Fonte: [Link]