Professores do Departamento de Física da UEPG lançam livro sobre Ensino Remoto

Os professores Silvio Luiz Rutz da Silva, André Vitor Chaves de Andrade e André Maurício Brinatti, do Departamento de Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa, lançaram o e-book “Ensino Remoto Emergencial”. No formato PDF, o livro pode ser baixado gratuitamente pelo site do Programa de Pós-graduação.
 
Segundo o docente Silvio Luiz Rutz da Silva, a ideia de escrever a obra surgiu a partir dos temas e dúvidas mais comuns dos participantes do projeto Comunidade Virtual de Aprendizagem (CVA). “O livro aborda o ensino imposto atualmente pelo contexto da pandemia da Covid-19. A intensão é auxiliar professores em relação aos usos pedagógicos da tecnologia e, simultaneamente, ajudá-los a desenvolver o ensino com tecnologia”, afirma.
 
Conforme conta o professor, o projeto CVA surgiu em março, após a sua participação em um Congresso sobre tecnologias educacionais que ocorreu em Lima, no Peru, em 2019. “No encontro houve uma mesa abordando Comunidades Virtuais de Aprendizagem, onde muitos pesquisadores da Espanha apresentaram suas experiências”, lembra Silvio. Nesse ano, com a pandemia da Covid-19, os docentes do Departamento de Física da UEPG iniciaram a capacitação dos professores da Educação Básica (SEED) de Ponta Grossa, Mangueirinha, Arapoti e Jaguariaíva e também da Unicentro de Irati e Guarapuava. “Como essas ações tinham muitas das características das CVA relatadas no Congresso, decidimos criar o projeto de extensão Comunidade Virtual de Aprendizagem”.
 
 
Os integrantes da CVA interagem entre si por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e compartilham os seus trabalhos com o objetivo de proporcionar recursos de conhecimento e informação sobre os temas em que há interesse mútuo. “Uma CVA é formada a partir de afinidades de projetos mútuos e valores de troca, estabelecidos num processo de cooperação que produz oportunidades de comunicação para o desenvolvimento pessoal e profissional, por meio da aprendizagem e consequente construção do conhecimento em rede”, explica o professor Silvio.
 
Atualmente, o projeto de extensão conta coma participação de seis professores do Departamento de Física, de alunos da Licenciatura e do Bacharelado em Física e do Mestrado em Ensino de Física da UEPG. Além do livro lançado na última semana, também está sendo divulgado o Boletim da Comunidade Virtual de Aprendizagem, que visa apresentar tecnologias digitais educacionais de maneira mais simples e direta.
 
 
 
Os Boletins estão disponíveis nas redes sociais do Programa e o livro sobre Ensino Remoto pode ser baixado pelo link. O grupo também conta com um canal no Youtube, onde são postados os vídeos referentes à Comunidade Virtual.
 
Link: [Fonte]