Laços e Nós do Ensino de Física

Sócias e sócios da Sociedade Brasileira de Física (SBF) são pessoas para quem ensinar Física é um privilégio: gente que costuma compartilhar com estudantes e colegas seu prazer de procurar entender a natureza, as propriedades gerais da matéria, as relações da ciência com a cultura e suas implicações com a vida em sociedade. Graças à realização periódica do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), desde 1970, construímos laços entre nós.

Foi em uma de suas  edições que nós – estudantes, professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores – entramos nessa sociedade e nos identificamos como membros de uma  comunidade científica, com laços profissionais e pessoais que nos trazem memórias afetivas.

Desde a última edição presencial do SNEF, em 2019, nós do ensino de Física vivemos muitos e graves desafios – epidemiológicos, governamentais e educacionais. Tanto que o SNEF 2021 foi realizado totalmente on-line. Com isso, grupos de ensino e de pesquisa que poderiam assumir a organização de uma edição do SNEF como tradicionalmente acontece, não puderam aceitar o convite.

Para garantir a tradição e realizá-lo de forma presencial, os membros da Comissão de Área de Pesquisa em Ensino de Física (CAPEF) e da Secretaria para Assuntos de Ensino da SBF propuseram a realização do XXV SNEF, em 2023, excepcionalmente em rede. Assumiram a Comissão Organizadora Nacional (CO) e chamaram instituições para sediar o SNEF e compartilhar sua organização por meio de Núcleos de Referência (NR), reunindo pessoas que investigam os processos de ensino-aprendizagem de Física e das Ciências, que inovam o ensino e atuam na formação de novos profissionais da área.

A ideia foi unir esforços e dividir a tarefa de criar um evento presencial, como oportunidade de diálogo, de troca, de celebrar e fazer balanços de nossa luta contra a COVID-19 e a favor da educação, da ciência e da democracia, para não perdermos nossa coesão, nem nos dispersar. Daí propormos a realização desse evento – representativo de nosso compromisso com a Física e seu ensino – simultânea e presencialmente em várias cidades.

Dessa maneira, cada participante poderá vivenciar o programa e a infraestrutura tradicional de um SNEF graças à atuação da equipe que assumir o Núcleo de Referência na localidade mais próxima ou mais adequada para si.

A colaboração entre CO e NRs pode estreitar os laços entre participantes do evento em sessões de comunicação oral e de pôsteres, minicursos, espaços de confraternização, troca de experiências e de conhecimento.