Chamada de Manifestação de Interesse em Organizar o XXVI SNEF (2025)

Apresentação

Por meio desta chamada, a Sociedade Brasileira de Física, através da sua Secretaria para Assuntos de Ensino e Comissão de Reuniões, convida pessoas interessadas em coordenar a Comissão Organizadora do XXVI Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) em 2025 a:

  1. ler o "Código de Conduta" e as "Instruções para organizadores" sob o item "Eventos" da página da SBF na internet,
  2. procurar pessoas para liderar as equipes de trabalho da Comissão Organizadora,
  3. sugerir o local de realização do evento,
  4. garantir que sua instituição irá acolher o evento e
  5. manifestar seu interesse – pessoalmente ou através de representante – na Assembleia Geral do XXV SNEF, dia 9 de novembro de 2023, de 15:45h a 17:30h, a ser realizada nos auditórios dos oito Núcleo de Referência (Manaus-AM, São Luís-MA, Caruaru-PE, Juiz de Fora-MG, Rio de Janeiro-RJ, Volta Redonda-RJ, Curitiba-PR e Santa Maria-RS).

Manifestação de Interesse e Assembleia do XXV SNEF

Para as possíveis sedes e equipes do SNEF 2025 serem devidamente apreciadas na assembleia, a sua manifestação de interesse precisa ser feita até dia 9 de novembro de 2023, às 15:30h, diretamente para alguma pessoa presente no Núcleo de Referência, que faça parte da Secretaria Assuntos de Ensino ou da Comissão Organizadora do XXV SNEF.

A manifestação de interesse deverá ser feita pessoalmente – a uma dessas pessoas que compõem essas comissões – e ser acompanhada de e-mail para a Comissão de Área de Pesquisa em Ensino de Física (CAPEF – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). No e-mail, a manifestação deverá incluir as seguintes informações: (a) a cidade proposta para realização do XXVI SNEF, (b) o nome e a instituição de quem irá coordenar e, também, (c) nome e instituição da pessoa que  exercerá a vice-coordenação na Comissão Organizadora. 

Após as pessoas interessadas se apresentarem à Assembleia, caberá às sócias e sócios presentes – mediante debate e votação (ou aclamação) – decidir, primeiro, o local escolhido para o SNEF se realizar em 2025 e, segundo, os nomes das duas pessoas encarregadas de coordenar sua Comissão Organizadora, com indicação explícita da liderança e da vice-liderança.

Documentação posterior

Após a decisão da Assembleia, as duas pessoas eleitas para coordenar a Comissão Organizadora terão 75 (setenta e cinco) dias para encaminhar mensagem à Secretaria para Assuntos de Ensino e à Comissão de Reuniões – aos cuidados da Secretaria Administrativa da SBF (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), com cópia para CAPEF (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Esta mensagem deve ser enviada até dia 22 de janeiro de 2024, segunda-feira, e conter:

  1. Declaração do compromisso de respeitar o Código de Ética e as Instruções para Organizadores da SBF e de se empenhar para garantir coerência entre edições anteriores do Simpósio Nacional de Ensino de Física e a próxima edição.
  2. Proposta de tema para o XXVI Simpósio, SNEF 2025, com justificativa.
  3. Datas de realização do evento e calendário de datas importantes.
  4. Nomes dos principais membros da Comissão Organizadora. Se possível, da dupla de coordenação de cada equipe:
    1. Coordenação Geral,
    2. Comissão de Avaliação por Pares,
    3. Comissão de Programação,
    4. Comissão de Infraestrutura,
    5. Comissão de Finanças,
    6. Comissão de Hospedagem e Transporte,
    7. Comissão de Comunicação e Divulgação.
  5. Nomes do Comitê Científico de maneira que todas as áreas temáticas nas apresentações de trabalho estejam representadas.
  6. Anuência da instituição sede expressa em documento(s) com assinatura(s) do(s) dirigente(s) máximo(s) da(s) instituição(ões) onde o evento será realizado.
  7. Descrição detalhada da infraestrutura disponível:
    1. número de auditórios com indicação equipamentos de acessibilidade e da lotação máxima,
    2. quantidade, capacidade mínima e acessibilidade das salas disponíveis para realização das sessões,
    3. descrição técnica sucinta dos recursos de informática, de multimídia e de acesso à internet,
    4. disponibilidade ou não de restaurantes ou refeitórios com refeições subsidiadas e requisitos para participantes terem acesso,
    5. informações sobre o campus ou campi para que se saiba se as atividades serão espalhadas ou concentradas.
    6. quantidade máxima de participantes que o local sede tem condições de receber.
  8. Apoios financeiros negociados ou previstos para facilitar a participação de professores da rede pública estadual.

Compromissos a serem assumidos

Espera-se que a nova Comissão Organizadora se comprometa com a Secretaria para Assuntos de Ensino – e toda comunidade da SBF – a estar atentos aos anseios e às necessidades presentes da comunidade de pessoas que investigam os processos de ensino-aprendizagem de Física e das Ciências, que inovam o ensino e que atuam na formação de novos profissionais da área no Brasil e às tendências dos debates que ocorrem fora do país em comunidades de pessoas com perfil e aspirações semelhantes.

Segundo, espera-se que a Comissão Organizadora e o Comitê Científico continuem a aprimorar paulatinamente o processo de arbitragem com base em êxitos e falhas do processo de avaliação por pares de edições anteriores do SNEF. Por isso, devem trabalhar em conjunto com representantes da CAPEF e o Secretário ou Secretária de Ensino.

Terceiro, espera-se que a coordenação da Comissão Organizadora empreenda esforços junto a órgãos públicos, instituições de ensino, organizações de amparo à pesquisa e grupos de apoio do seu entorno para viabilizar a participação de professoras, professores e estudantes; em especial, aquelas e aqueles da educação básica (ensino fundamental, médio e profissional). Isso inclui – mas não se restringe a – recorrer a mecanismos e estratégias de acolhimento, por exemplo, com a oferta de alojamento, locais para ônibus das caravanas, acesso a alimentação e transporte de baixo custo.

Quarto, espera-se que, 90 (noventa) dias após a realização do evento, a Comissão Organizadora apresente relatório sucinto com balanço financeiro e minuta dos anais do XXVI SNEF.

Precedentes Históricos

O Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) é um encontro tópico da Sociedade Brasileira de Física (SBF), tradicionalmente realizado na última semana de janeiro a cada dois anos. Desde sua primeira edição, este evento é dirigido principalmente a professoras, professores e estudantes de Física – dos diversos níveis de ensino – e pessoas dispostas a debater questões relacionadas: ao ensino e à aprendizagem de Física; à pesquisa realizada no campo de investigação do Ensino de Física; e à formação de profissionais para atuarem nesse campo, tanto na docência como na pesquisa.

A cada edição, as experiências exitosas das edições anteriores inspiraram aprimoramentos, seja na definição da programação (palestras, conferências e mesas redondas), seja na organização da infraestrutura (salas e espaços para: confraternizações, festas e apresentações artísticas; sessões de comunicações; exibição de painéis; lançamentos de livros; exposições; minicursos; e encontros temáticos).

O SNEF já foi realizado em todas as regiões do país. O primeiro ocorreu no Instituto de Física da USP, na cidade de São Paulo em 1970. A periodicidade bienal tem se mantido há anos. As edições mais recentes foram em capitais e em cidades do interior; em 2013, ocorreu em São Paulo (USP); em 2015, em Uberlândia-MG (UFU e UFTM); em 2017, em São Carlos-SP (USP e UFSCar) e em 2019, em Salvador (IFBA e UFBA). Em 2021, o SNEF (UFABC) ocorreu em três etapas, todas remotas on-line, devido aos desafios epidemiológicos, governamentais e educacionais que o Brasil enfrentou.

Entre 8 e 10 de novembro de 2023, o XXV SNEF vai ocorrer – na modalidade presencial – em oito cidades de Norte a Sul do Brasil simultaneamente em rede (Manaus-AM, São Luís-MA, Caruaru-PE, Juiz de Fora-MG, Rio de Janeiro-RJ, Volta Redonda-RJ, Curitiba-PR e Santa Maria-RS). Mais de 1380 pessoas fizeram inscrição para participar.

O XXVI Simpósio Nacional de Ensino de Física irá retomar a tradição de encontros presenciais, em uma única cidade, com mais de mil participantes da comunidade brasileira de pessoas dedicadas ao ensino de Física, à formação de suas professoras e professores e à investigação sistemática para orientar sua inovação permanente.

Disposições Gerais

Os casos omissos nesta chamada serão resolvidos pela Secretaria para Assuntos de Ensino e pela Comissão de Eventos da Diretoria da Sociedade Brasileira de Física.

Se houver necessidade de esclarecimentos, por gentileza, entre em contato com a Secretaria Administrativa da SBF; Whatsapp 11 99687-1423.

São Paulo, 31 de outubro de 2023