A Comissão Organizadora Nacional e os Núcleos de Referência do Simpósio Nacional de Ensino de Física da SBF vêm convidar as pessoas a submeterem propostas de pauta de diálogo no SNEF até 23 de setembro. 

Excepcionalmente, o XXV SNEF irá se realizar em oito cidades. Essa capilaridade pode nos ajudar a Reimaginar nossos futuros juntos, como propõe a UNESCO. Se você tem interesse em contribuir, siga as instruções abaixo e apresente sua Proposta de Pauta de Diálogo pelo formulário on-line acessível no fim desta página. Neste atalho você encontra o texto de divulgação deste chamamento com a justificativa desta iniciativa e alguns dos benefícios esperados.

A organização do SNEF faz este chamamento à ação com vistas a preparar um trabalho colaborativo da SBF com suas sócias e sócios. Para isso, estabelecemos diretrizes para que sócias e sócios apresentem propostas de pauta de diálogo. Essas propostas devem vir acompanhadas de um caso exemplar. 

Para que sua proposta seja escutada por mais sócias e sócios da SBF, pedimos, primeiro, que ela tenha um título. Em segundo lugar, pedimos que na apresentação da proposta você a situe no contexto de um evento ou sequência de eventos

As pessoas que vão participar do SNEF poderão lidar melhor com a diversidade de pautas para diálogo se cada uma for acompanhada por um caso exemplar. Propomos que se use apenas três tipos: precedente, protótipo ou parábola.

Um precedente deve – preferencialmente – ilustrar êxitos obtidos em mais de uma ocasião pela própria pessoa que propõe a pauta ou por um grupo com o qual ela tem familiaridade. 

O contexto educativo do precedente deve ser descrito, o feito delineado e os critérios para considerá-lo exitoso devem ser enumerados. Nesse tipo de proposta de pauta, além de dar conhecimento à ação, seu texto de apresentação pode mostrar o que foi necessário para superar dificuldades encontradas.

Um protótipo deve – preferencialmente – exemplificar princípios educativos.

Nesse tipo de proposta de pauta de diálogo, espera-se um evento problemático ou inovador. Essa classificação se basearia em conceitos ou teorias; sejam eles de ensino-aprendizagem de Física ou Educação em Ciências, seja de princípios teóricos das áreas de humanas – tanto pela falha, quanto pelo êxito na aplicação.

A parábola deve – preferencialmente – ilustrar um dilema ético. 

Nesse tipo de proposta de pauta, além de evento real, também cabe uma situação hipotética. Espera-se nesse caso estimular o diálogo sobre valores ou normas, p.ex. de alguma tradição, cultura coletiva ou outra referência simbólica. Uma parábola pedagógica pode, portanto, ilustrar ou questionar mitos, figuras heróicas ou circunstâncias memoráveis.  

As pessoas ou grupos interessados em submeter uma proposta nessas condições devem preencher o Formulário de Submissão de Pauta de Diálogo (atalho) até 23 de setembro, sábado. 

Caso aceite este convite, escolha um título que possa se tornar um tema gerador

Nós da CO e dos NRs vamos criar categorias para propostas semelhantes ou correlacionadas. Dentre os títulos dados pelas pessoas, vamos eleger como título daquela categoria aquele que represente melhor a pauta comum ao conjunto.

Além disso, as pautas de diálogo propostas também serão apresentadas aos conferencistas – Andreia Guerra e Renato Janine Ribeiro – e às pessoas convidadas para mesas redondas e palestras nos NRs. 

Acreditamos que essas convidadas e convidados serão provocadas pelas necessidades fundamentais – intuições, esperanças e desejo de cooperar – que inspirarem as propostas de pauta.   

Por fim, além de um certificado de submissão de proposta de pauta de diálogo, a Comissão Organizadora vai publicar nos Anais do Evento aquelas de autoria de pessoas que efetivamente tiverem participado das atividades do SNEF em um de seus oito Núcleos de Referência. 

Acesse o formulário pelo atalho "Submissão de propostas de Pauta de Diálogo" do Menu Principal, "Área do Participante". Caso você ainda não tenha feito inscrição no XXV SNEF, abra a página "Inscrições" e acesse o atalho para o "Formulário de Inscrição" ao pé da página. Caso você não seja sócia ou sócio da SBF, veja como associar-se. Note que professoras/es de Educação Básica têm desconto de 50% no valor da anuidade e que estudantes de graduação não pagam anuidade no ano em que se associam à SBF.

Esclarecimentos sobre este chamamento serão dadas em duas reuniões síncronas (horário de Brasília): 

  • segunda feira, dia 11/09, 17:45h (acesso ao Zoom, ID da reunião: 819 3700 7817)
  • terça feira, dia 12/09, 11:30h (acesso ao Zoom, ID da reunião: 870 8107 3465) 

Obras que inspiraram membros da equipe organizadora na concepção desta ação  

Bohm, David (2005). Diálogo: comunicação e redes de convivência, São Paulo: Palas Atena, Trad. Lee Nichol, 2005, 178pp. 

Branco, M. L. (2010). O sentido da educação democrática: revisitando o conceito de experiência educativa em John Dewey. Educação e Pesquisa, 36(2), 599–610.

Dewey, J. (1966). Democracy and Education (30th ed.). New York: Free Press.

Dewey, J. (1997). Experience and Education. New York: Touchstone.

Freire, P. (1967) Educação como Prática de Liberdade, Rio de Janeiro, Paz e Terra (1ª edição)

Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra.

Nóvoa, A. (2023) Professores: Libertar o Futuro, São Paulo: Diálogos Embalados.

Shulman, L.S. (1986) "Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching", Educational Researcher, 15(2).

 

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1UNESCO Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação; resumo executivo, Brasilia, 2022, 11 páginas, código do documento ED-2021/WS/20.  Vide Nóvoa, A. “Professores: Libertar o Futuro”, São Paulo, Diálogos Embalados, 2023.
2Ver Shulman, L.S. "Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching", Educational Researcher, 15(2), Fevereiro de 1986, pp.11-12
3Ver Freire, P. Educação como Prática de Liberdade, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1967 (1ª edição) (atalho)