Só depois que você se inscrever no XXV SNEF 2023 pelo Formulário de Inscrição on-line é que será possível você apresentar propostas de trabalhos (comunicação oral e pôster) e de minicursos.

Esta edição do SNEF será realizada em rede. Portanto, você precisará, primeiro, indicar a localidade e o Núcleo de Referência (NR) onde você vai querer estar presencialmente entre 8 e 10 de novembro. Ao submeter o seu trabalho e/ou oferecer seu minicurso, você terá que indicar o código daquele NR que aparece no formulário de inscrição do Simpósio.

ATENÇÃO: Anote o código do seu NR no ato da inscrição para participar do SNEF. É preciso indicar o mesmo ao propor a apresentação de trabalho e de minicurso.

Os trabalhos submetidos serão avaliados pelo corpo de pareceristas do XXV SNEF e os minicursos propostos serão apreciados pela Comissão Organizadora Nacional, em articulação com a Comissão Organizadora do NR onde a pessoa proponente estiver inscrita.

Procure submeter trabalhos e minicursos considerando a natureza e os objetivos de um simpósio como o SNEF. O mais importante é o compartilhamento de reflexões sobre situações de ensino. Tanto investigações sistemáticas quanto relatos de experiência devem ter o propósito de contribuir para a formação docente e incentivar a melhoria do ensino de Física, seja em algum nível da educação formal, seja nos diferentes tipos de educação não-formal.

Na modalidade Trabalhos, você pode submeter tanto resumo de relatórios de pesquisa em Ensino de Física quanto relatos de experiência.

Áreas Temáticas e Núcleos de Referência

As áreas temáticas que orientam a classificação dos trabalhos de pesquisa e de relatos de experiências são as seguintes:

1. Ensino, Aprendizagem e Avaliação em Física
2. Currículo e Ensino de Física
3. Formação, Práticas e Desenvolvimento Profissional Docente no Ensino de Física
4. História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino de Física
5. Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Física
6. Equidade, Inclusão, Diversidade, Direitos Humanos e Estudos Culturais no Ensino de Física
7. Políticas Públicas em Educação e o Ensino de Física
8. Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente no Ensino de Física
9. Divulgação Científica e práticas educativas em espaços educativos formais, informais e não formais e o Ensino de Física
10. Cultura, Linguagem e Cognição no Ensino de Física

Ao inscrever seu trabalho ou minicurso, você deverá indicar em qual NR você deseja apresentá-lo e em qual área temática ele se enquadra. Por exemplo, se a linha temática de seu trabalho ou minicurso for Ensino, Aprendizagem e Avaliação em Física e você escolher participar das atividades do SNEF no NR da cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, você deve procurar na plataforma da SBF a opção “Código do Núcleo de Referência - Ensino, Aprendizagem e Avaliação em Física” para submeter seu trabalho.

Se tiver dificuldade de enquadrar seu trabalho nas áreas temáticas, procure trabalhos semelhantes ao seu em edições anteriores do SNEF. Escolha a área temática na qual você encontrar trabalhos antigos com maior identificação com aquele que você quer submeter.

Submissão de Trabalhos (comunicação oral ou pôster)

Na modalidade Trabalhos, você pode submeter tanto resumo de relatórios de pesquisa em Ensino de Física quanto relatos de experiência.

A submissão de Trabalhos para o XXV SNEF ocorrerá na forma de Resumo Expandido (até 3 páginas, incluindo referências), por intermédio do Formulário de submissão on-line, observando as Datas Importantes.

Ao acessar esse formulário, você será solicitado a fazer o login, fornecendo seu e-mail e senha, definidos no ato de inscrição. Após o login, o processo de submissão de trabalhos será feito através do link "Submissão de Resumo Expandido" clicando na opção "Novo Resumo Expandido". Esse processo será feito em três etapas:

1ª Etapa - Escolha do NR com a Área Temática, Tipo de Apresentação preferido e até três Palavras-Chaves.

2ª Etapa - Autoras/es e Instituições: as autoras e os autores devem ter agrupamentos por Instituição, separados por vírgula e inserção em grupo para cada instituição. A pessoa que apresentará o trabalho deve ter o nome precedido por um asterisco (*). Assim, no exemplo, João Nogueira, *Bárbara Vianna, Carlos Silva, o sistema identificará Bárbara Vianna como apresentadora. Embora seja possível mudar a pessoa que fará a apresentação, espera-se que ela seja mantida.

3ª Etapa - Nesta etapa o sistema solicitará o arquivo do Resumo Expandido (até 3 páginas, incluindo referências) para upload.

Clique aqui para fazer o download do Modelo do Resumo Expandido

O trabalho deve ser submetido em dois arquivos em formato PDF, com no máximo 2MB cada:
1. Resumo Expandido, COM nomes dos autores e suas respectivas instituições (versão para publicação e para contabilização do número de páginas).
2. Resumo Expandido SEM autores, NEM instituições (versão para avaliação às cegas por dois pareceristas).

Observações Importantes:
1. Cada pessoa poderá apresentar no máximo dois trabalhos como primeiro/a autor/a; entretanto, não há limite para o número de trabalhos como co-autor/a.

2. O Resumo Expandido deverá conter obrigatoriamente: título, breve introdução, descrição do trabalho desenvolvido, resultados obtidos, considerações/conclusões e referências, redigido conforme o Modelo de Trabalho. O Resumo Expandido ficará permanentemente disponível na página do evento, hospedada na página da SBF na internet.

3. Ao final do processo de análise dos trabalhos submetidos, haverá duas situações:

3.1 Trabalho Aceito: nenhuma outra ação de sua parte será necessária, mas é possível submeter nova versão com pequenas correções, no prazo informado no link Datas Importantes.

3.2 Trabalho com Aceite Condicional: você deverá providenciar as correções necessárias e reenviá-lo no prazo informado no link Datas Importantes.

3.3 Trabalho Recusado: nenhuma outra ação de sua parte será necessária.

O espaço disponível para os pôsteres será de 1mx1m. Não será disponibilizado modelo de pôster. Cada participante poderá elaborar seu pôster como preferir.

Formulário de Submissão on-line (trabalhos)

Submissão de minicursos

A submissão de Minicurso para o XXV SNEF ocorrerá por intermédio do preenchimento do Formulário de submissão on-line (Minicursos), no prazo informado no link Datas Importantes.

Ao acessar o formulário de submissão de minicursos, você será solicitado a fazer o login, fornecendo seu e-mail e senha, definidos no ato de inscrição. Após o login, siga o processo de submissão de trabalhos. Ao encontrar o link "Submissão de Minicursos" clique na opção "Novo Minicurso". Também nesta etapa será necessário escolher o NR onde o minicurso será oferecido.

Formulário de submissão on-line (Minicursos)